14/05/15

Rádio Debate discute o impacto dos agrotóxicos na saúde

Estima-se que o Brasil atingiu, em 2008, o título de maior mercado mundial de agrotóxicos. O tema está sendo discutido esta semana, na Universidade Federal do Ceará (UFC), durante um encontro ampliado entre membros da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) com movimentos sociais. O Dossiê Abrasco sobre Agrotóxicos , que foi lançado em 2012, ganha nova edição e teve lançamento dia 28 de abril na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A publicação da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) apresenta evidências científicas sobre a relação entre agrotóxicos, transgênicos e doenças. O dossiê é resultado do trabalho de 44 pesquisadores e representantes dos movimentos sociais do campo de várias partes do Brasil.

O Radio Debate, hoje às 11h30, discute se existem riscos e quais são os impactos de um consumo crescente destes produtos. Como alertar a sociedade sobre a gravidade de consumir indiscriminadamente agrotóxicos? Casos de contaminação no ser humano e no meio ambiente são relatados diariamente. O uso de agrotóxicos nas plantações é seguro?

A apresentação do programa é de Marcos Robério.
E os convidados são:
André Búrigo, professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/ Fiocruz), membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e um dos organizadores do Dossiê Abrasco sobre Agrotóxicos
Karen Friedrich, médica toxicologista, também da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do RJ;
Judite Rocha, integrante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) de Tocantins.

Tags: