08/12/16

Rádio Debate aborda nova Reforma da Previdência

Em apenas dois dias, o relator da reforma , Alceu Moreira (PMDB-RS), concluiu seu parecer e adiantou ser favorável à matéria
(Foto: Marília França/Câmara dos Deputados)

O programa Rádio Debate desta quinta-feira (8) discute, a partir das 11h30, a proposta do Governo Federal de Reforma da Previdência. Para debater o assunto, a atração recebe nos estúdios da Rádio Universitária FM os convidados Theresa Rachel Couto, advogada e professora de Direito Previdenciário da Universidade Federal do Ceará (UFC); Fernando Pires, professor titular do Departamento de Teoria Econômica da UFC e coordenador do Observatório de Políticas Públicas (OPP); e Cícera Vieira (Cicinha), secretária de Políticas Sociais da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece). Além destes, o programa conta com a participação especial, via telefone, do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE).

A Reforma da Previdência, uma das propostas-chave defendidas pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) para reequilibrar as contas públicas e retomar o crescimento econômico, foi enviada na última terça-feira (6) para o Congresso Nacional. Sob o nome de PEC 287, o projeto institui, em linhas gerais, uma série de mudanças no regime previdenciário, dentre as quais o estabelecimento de uma idade mínima de 65 anos e um tempo de no mínimo 25 anos de contribuição para requerer o pedido de aposentadoria, além de estabelecer o fim das diferenças entre os regimes privado e público.

O Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h30. O programa conta com a produção de Raquel Chaves, apresentação de Marcos Robério, e operação de áudio de Assis Lima.