07/12/16

Rádio Debate discute movimento de ocupação das escolas

Reprodução/Internet

O programa Rádio Debate desta quarta-feira (7) avalia, a partir de 11h30, o fenômeno das ocupações de escolas estaduais no Ceará e no Brasil. Para discutir o tema, a atração recebe os convidados Uribam Xavier, professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) e tutor do Programa de Educação Tutorial das Ciências Sociais da UFC; Júlio César Araújo, professor de História da Escola de Ensino Médio Santo Amaro , no bairro Bom Jardim, uma das instituições que foram ocupadas em Fortaleza; e a geógrafa e assessora técnica do Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa (CDVHS) Edivânia Marques.

No início do ano, cerca de 54 escolas estaduais do Ceará chegaram a ser ocupadas por estudantes, cujas demandas estavam relacionadas à estrutura do sistema educacional. No Estado, a primeira instituição ocupada foi o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Maria Alves Carioca, localizado no bairro Bom Jardim. O movimento das ocupações surgiu como ferramenta de reivindicações contra a polêmica reforma na educação proposta, em 2015, pelo governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB). Diversas manifestações do tipo já foram registradas pelo País, sendo o Paraná, atualmente, o estado com o maior número de escolas ocupadas, um total de 836, segundo lideranças do movimento estudantil.

O Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h30. O programa conta com a produção de Raquel Chaves, apresentação de Marcos Robério, e operação de áudio de Assis Lima.