07/04/16

Rádio Debate discute jornalismo e democracia

Foto: Divulgação

Em alusão ao Dia do Jornalista, o tema do Rádio Debate de hoje (7) é Jornalismo e Democracia. Para discutir o assunto, o programa, que vai ao ar a partir das 11h30, recebe ao vivo Ronaldo Salgado, jornalista e professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC); Helena Martins, jornalista integrante do Coletivo Brasileiro de Comunicação Social (Intervozes); e Rafael Mesquita, secretário geral do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e representante do comitê estadual do Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação (FNDC).

A data, celebrada em todo o País no 7 de abril, foi escolhida pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em 1931, como homenagem ao médico e jornalista Libero Badaró, morto em 1830 por inimigos políticos. A pressão popular gerada pela morte do profissional, dentre outros fatores, culminaram na abdicação de D. Pedro I em 7 de abril de 1831. Durante o dia, uma série de atividades mobilizam estudantes e profissionais a discutir relação do Jornalismo com a crise política que o País atravessa, a democratização da mídia, o papel do jornalista e a influência das redes sociais.

Na UFC, além do Rádio Debate, os cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo também abordam essas questões na aula pública "Mídia e democracia: o papel dos meios de comunicação na crise política", realizada às 18 horas no auditório do Programa de Pós-Graduação em História. Para o momento, os convidados são a jornalista e integrante do Intervozes, Helena Martins; e os professores Márcia Vidal, doutora e pesquisadora de Comunicação Comunitária e Mídia e Política; Inês Vitorino, doutora, pesquisadora e coordenadora do projeto Tvez – Educação Para o Uso Crítico da Mídia; e Ronaldo Salgado, já referido docente do Instituto de Cultura e Arte (ICA).

Além deste evento, para encerrar as solenidades da data, o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) debate “O Jornalismo e a crise política brasileira: o papel dos coletivos na comunicação contra-hegemônica”, às 19h, no auditório do Sebrae. Foram convidados para o evento a jornalista Laura Capriglione, do coletivo Jornalistas Livres, e o ativista digital Uirá Porã, da Mídia Ninja no Ceará. A proposta é mostrar exemplos de coberturas independentes que formam um contraponto à mídia tradicional, além de reunir a categoria para refletir sobre o momento político brasileiro e sua relação com a cobertura midiática.

Serviço
Aula pública "Mídia e democracia: o papel dos meios de comunicação na crise política"
Hoje (7) | 18H
Auditório do Programa de Pós-Graduação em História - Centro de Humanidades II (Av. da Universidade, 2762 - Benfica).

Seminário "O Jornalismo e a crise política brasileira: o papel dos coletivos na comunicação contra-hegemônica"
Hoje (7) | 19H
Auditório do Sebrae (Avenida Monsenhor Tabosa, 777 - Praia de Iracema)