13/07/16

Rádio Debate discute história das famílias judias no Ceará

Fonte: Sociedade Israelita Sefardita do Ceará

O programa Rádio Debate desta quarta-feira (13), às 11h30, discute sobre a história das famílias judias no Ceará, com apresentação de Marcos Robério, e como convidado o jornalista, historiador e presidente da Associação Cearense de Imprensa, Nilton Almeida.

Nilton Almeida é autor do livro Judeus no Ceará, lançado em Fortaleza no último dia 30 de junho. A obra é resultado de uma pesquisa sobre os movimentos migratórios de judeus nas três últimas décadas do século XIX e na primeira metade do século XX. O historiador iniciou esse trabalho após observar símbolos religiosos do judaísmo, como a Estrela de Davi e o ramo de oliveira, presentes em túmulos do tradicional Cemitério São João Batista, na capital cearense. Famílias judias vieram de países como França, Rússia, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Alemanha, e se instalaram em cidades como Fortaleza, Sobral e Aracati.

Essas famílias de judeus fugiam de perseguições políticas, do antissemitismo e buscavam alternativas de sobrevivência. Os judeus no Ceará se dedicaram, no primeiro momento, ao comércio, fundaram empresas e estabelecimentos e, ao longo do tempo, prosperaram economicamente. Judeus no Ceará ainda narra a experiência de formação da comunidade judaica e as dificuldades encontradas para a prática dos rituais religiosos, dada a inexistência de sinagogas nesse período.

O Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 11h30 às 12h30. O programa conta com a produção de Raquel Chaves e apresentação de Marcos Robério.

Deixe uma resposta

*