23/11/16

Rádio Debate discute gravura e cordel

(Imagem: J. Borges)

O programa Rádio Debate desta quarta-feira (23), às 11h30, discute sobre a gravura, o cordel e a cultura popular. Com apresentação de Marcos Robério, o programa terá como convidados Rafael Limaverde, ilustrador, designer xilogravurista;  Marquinhos Abu, grafiteiro, pesquisador, facilitador de oficinas de intervenção urbana; Sandra Petit, pesquisadora, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED-UFC); e Petronilha Gonçalves, professora emérita da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A xilogravura, a literatura de cordel, o imaginário e a fantasia presentes na cultura nordestina são assuntos do primeiro bloco do Rádio Debate de logo mais. A Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) terá na próxima sexta (25), às 19h, a abertura da exposição Bestiário Nordestino, com obras de gravura e cordel de 19 artistas do Nordeste brasileiro. A exposição tem curadoria de Rafael Limaverde e Marquinhos Abu, e ficará em cartaz até o dia 30 de dezembro.

No segundo bloco do programa, as pesquisadoras Sandra Petit e Petronilha Gonçalves vão discutir sobre patrimônio cultural, educação e pedagogia afrorreferenciada. Entre os dias 22 e 26 de novembro, o Passeio Público de Fortaleza sedia o VII Memórias do Baobá e o I Seminário Corpo-Dança-Afroancestral, eventos promovidos com Núcleo de Africanidades Cearenses (Nace), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, e a Faculdade de Educação da UFC.

O Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h30. O programa conta com a produção de Raquel Chaves, apresentação de Marcos Robério, e operação de áudio de Assis Lima.