10/11/16

Rádio Debate discute cultura popular cearense

O Festival Rabecas da Tradição de 2016 tem programação todas as quartas-feiras de novembro (9, 16, 23 e 30/11), de 12h às 13h, no Cineteatro São Luiz, com apresentações de rabequeiros cearenses. A entrada é franca. (Foto: Francisco Sousa)

O programa Rádio Debate desta quinta-feira (10), às 11h30, discute sobre a cultura popular cearense. Com apresentação de Marcos Robério, o programa terá como convidados o jornalista, pesquisador das tradições populares, curador do Festival Rabecas da Tradição e professor aposentado da UFC, Gilmar de Carvalho; e os músicos, cantores e compositores Edinho Vilas Boas e Angelo Santedicola.

O Festival Rabecas da Tradição surgiu a partir de uma pesquisa sobre rabecas, luteria e performance com rabequeiros e Mestres da Cultura no interior do Ceará, realizada desde 2004 por Gilmar de Carvalho, em parceria com o fotógrafo Francisco Sousa. Em 2014, a pesquisa foi agraciada com o Prêmio Nacional Rodrigo Melo Franco, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No segundo bloco do programa, os músicos Edinho Vilas Boas e Angelo Santedicola falam sobre o projeto A Jangada que o Vento Esqueceu, espetáculo musical com repertório dedicado ao cancioneiro criado por compositores cearenses como Fagner, Belchior, Fausto Nilo, Ednardo, Petrúcio Maia e Evaldo Gouveia. O show está em temporada no Foyer do Centenário Theatro José de Alencar, em Fortaleza.

O Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h30. O programa conta com a produção de Raquel Chaves, apresentação de Marcos Robério, e operação de áudio de Assis Lima.

Deixe uma resposta

*