16/11/16

Rádio Debate discute Consciência Negra

Reprodução/Internet

O programa Rádio Debate desta quarta-feira (16), às 11h30, discute sobre o Dia Nacional da Consciência Negra. Com apresentação de Marcos Robério, o programa terá como convidados William Pereira, professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e membro da Associação Maracatu Nação Iracema; Henrique Cunha Júnior, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro do Núcleo de Africanidades do Ceará (Nace), e Henrique Gonzaga, ator e produtor do Grupo Nóis de Teatro.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado anualmente em 20 de novembro, data que remete à morte ao líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 1695. Representa a resistência do movimento negro contra a escravatura, a contribuição africana para a cultura brasileira, a prevenção e o combate ao racismo e todas as discriminações e preconceitos oriundos de cor de pele, raça e etnia. O Dia da Consciência Negra é um marco da luta histórica de movimentos sociais, e foi estabelecido pela Lei Federal nº 12.519/2011, sancionado pela Presidenta Dilma Rousseff.

O Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h30. O programa conta com a produção de Raquel Chaves, apresentação de Marcos Robério, e operação de áudio de Assis Lima.