20/10/16

Rádio Debate discute a prevenção do câncer de mama

Reprodução/Internet

O programa Rádio Debate desta quinta-feira (20), às 11h30, discute sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama. Com apresentação do jornalista Marcos Robério, o programa tem como convidadas a médica mastologista e chefe do serviço de Mastologia da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac) da UFC, Cristiane Coutinho, e a professora e integrante do grupo Amigas do Peito, Mônica Eduardo de Sousa. Por causa do horário eleitoral gratuito até o dia 28 de outubro, o Rádio Debate de logo mais será transmitido ao vivo na Rádio Universitária FM 107,9, de 11h30 ao meio-dia.

Como mote para a discussão deste tema, está a realização da campanha Outubro Rosa, que desde a década de 1990 promove ações para educação em saúde, conscientização da sociedade para diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Segundo estudos do Instituto Nacional do Câncer (INCA), para este ano, são estimados 57.960 mil novos casos da doença entre as mulheres brasileiras. Ao redor do mundo, o câncer de pele é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres e o segundo em escala global, atrás do câncer de pele. Quando o câncer de mama é detectado em estágio inicial, as chances de cura sobem para 95%.

O Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h30. O programa conta com a produção de Raquel Chaves, apresentação de Marcos Robério, e operação de áudio de Assis Lima.