17/04/23

Rádio Debate discute a disputa da memória sobre a ditadura militar

O negacionismo, o revisionismo e a desinformação histórica têm sido usados para atropelar os fatos sobre o período da ditadura, o que interfere no direito à verdade, à justiça e à memória dos brasileiros sobre a sua própria história (Fpto: Daniel Ramalho/AFP)

O Rádio Debate desta segunda-feira, dia 17 de abril, discute a disputa da memória sobre a ditadura civil-militar no Brasil. Às 11h30, a apresentadora Carolina Areal conversa com Sônia Meneses e Edmilson Alves Maia Júnior sobre como essa disputa tem sido feita, que impactos ela tem provocado e o que fazer pra que essa memória ganhe o espaço da reflexão, e não mais de dúvida ou de contestação.

Conheça os participantes do programa:

Sônia Meneses, Pós-doutora em História pela Universidade de São Paulo. Publicou os livros "História, memória e direitos" e "Operação Midiográfica: o Golpe de 1964 e a Folha de São Paulo", e foi uma das organizadoras do livro "História Pública em debate: patrimônio, educação e mediações do passado". É professora da Universidade Regional do Cariri (URCA), onde coordena projeto de pesquisa sobre o fortalecimento do negacionismo na cena pública brasileira em relação à ditadura e outros temas;

e Edmilson Alves Maia Júnior, Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Universidade Estadual do Ceará em Quixadá, na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, onde coordena o projeto de extensão "Fontes Históricas da Ditadura", vinculado ao curso de História.

O Rádio Debate tem produção e roteiro de Raquel Dantas, apresentação e edição de Carolina Areal e operação de áudio de Leandro Stigliano. O programa vai ar ao de segunda sexta, de 11h30 às 12h30, na Rádio Universitária FM. Em seguida, fica disponibilizado nas plataformas de podcast, é só procurar por Rádio Debate.

Tags:, ,