01/03/16

Rádio Debate apresenta livro Soldados da Borracha – os heróis esquecidos

Homens recrutados  para trabalhar na extração de látex na região Norte (Foto: Arquivo/SEMTA)

O livro busca traçar um panorama, a partir de fotografias, mapas, cartazes e páginas de jornais, da situação precária em que pessoas que buscavam trabalho na década de 1940 no comercio da borracha. Estudantes cearenses, enviados em caravana aos seringais, pesquisaram o cenário da época e registraram cerca de 23 mil mortes causadas por doenças como malária, meningite, febre amarela e ferimentos não curados.

Sobre a história destas pessoas, em busca do sonho da borracha, o Rádio Debate desta terça-feira (01) recebe nos estúdios da Universitária FM a jornalista e co-autora do livro Soldados da Borracha - os heróis esquecidos, Ariadne Araújo. O programa conta também com a participação de Wolney Oliveira, cineasta e diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará.

O Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h30. O programa conta com a produção de Raquel Chaves e Carolina Areal e apresentação de Marcos Robério.