23/01/20

Rádio Debate aborda os limites do humor

O Supremo Tribunal Federal derrubou a decisão do desembargador Benedicto Abicair, da 6ª Câmara Cível do Rio de Janeiro que censurou o especial de Natal do produtora Porta dos Fundos (Foto: Netflix/Divulgação)

Em dezembro de 2019, um especial de Natal produzido pela produtora Porta dos Fundos para o serviço de streaming Netflix foi alvo de críticas de grupos religiosos que o acusaram de ofender a fé cristã. Na véspera de Natal, a sede da produtora no Rio de Janeiro foi atacada com coquetéis molotov.

A polêmica reacendeu o debate sobre o humor. Principalmente, se a tentativa de limitá-lo não se configura como censura. Para discutir o assunto, o Rádio Debate, do dia 16/01, recebeu Márcio Acselrad, psicólogo, professor de Psicologia e coordenador do Laboratório de Estudos do Humor e do Riso (LabGraça) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Jéssica Fontenele, advogada e assessora jurídica voltada à produção cultural; e Jamieson Simões, pastor formado em Teologia e Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ouça o programa na íntegra:

O programa Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta, sempre às 11h30. Esta edição contou com produção de Raquel Dantas, apresentação de Caio Mota e operação de áudio de Assis Lima.

Tags:, , , , , , , ,