29/04/16

Programação do final de semana na Universitária FM

Disco da Semana – 30/04, às 12h

Neste sábado (30), a partir do meio-dia, em “O Disco da Semana”, na Rádio Universitária FM, será apresentada uma resenha do CD "Porcelana" do cantor pernambucano Gonzaga Leal em dueto com a intérprete paulista Alaíde Costa.

“Porcelana” foi feito sem pressa, como eles gostam de dizer, valia a beleza da peça. O repertório traz canções que esse cruzam, entrelaçam e dialogam. Mostram similaridades e diferenças do canto de Alaíde e Gonzaga. Afirmam também que é um disco de declaração de amor entre eles: “O que não conseguimos dizer só com palavras, fazemos pela escolha das canções. O encabulamento dá lugar à arte”, diz Leal.

A dupla teve o primeiro contato há mais de 10 anos, durante uma temporada de shows que Alaíde fez em Recife. Ela diz que o que a impressionou no pernambucano, além da ‘bonita voz’, foi a pesquisa de repertório que ele realiza, para mostrar e valorizar as coisas de sua terra, “Ele tem um disco cantando Capiba que é lindo. Ele permanece fiel a essas raízes, isso é muito bonito”.

Frequência Paul McCartney Capa do CD WingspanBeatles – 30/04, às 18h

No Frequência Beatles do sábado (30), às 18 horas, o quadro "O
Foco da Semana" será sobre “A História dos Wings" celebrando os “15 Anos do Álbum Wingspan - Parte II, numa série de três programas.

O Programa Frequência Beatles iniciou no sábado passado, dia 23 de abril de 2016, uma série de três programas em que, pela primeira vez, conta um pouco da história do primeiro grupo formado por Paul McCartney após a separação dos Beatles: o
Wings

Fazem participação os quadros "Carreira Solo", "Beatles Cover", "Beatles Bootlegs" e Letras Comentadas, este último com a professora Vera Lucia Santiago Araújo, que faz uma resenha de uma música do programa.

Sempre aos Domingos – 01/05, às 7h

Oo programa "Sempre aos Domingos" resgata a música popular brasileira de qualidade de décadas passadas relembra a era de ouro do rádio nacional. Neste domingo (1), de 7h às 8h30, o foco é o estilo musical samba, nas vozes de Jorge Veiga, Linda Batista e Moreira da Silva

O Samba, oficialmente surgiu no Brasil ano de 1917 com o registro da composição "Pelo Telefone" feita por Ernesto dos Santos, o cantautor Donga, quando o estilo musical iniciava seu processo de distanciamento do maxixe. Até os dias de hoje, o estilo musical foi se modificando e ganhou outros sub-gêneros como o samba-canção, samba de breque, samba exaltação, samba sincopado, samba de enredo, samba balanço, samba bossa, sambão jóia e até o samba rock.

Brasileirinho – 01/05, às 10h

O Brasileirinho deste domingo (David Gouveia 7 Cordas e seu Regional (1)1), a partir das 10 horas, conta
com a participação especial, ao vivo, de David Gouveia - 7 Cordas, além dele, seu grupo apresenta a seguinte formação: Francisco de Medeiros - Cavaquinho, Ian Calíope - Flauta; Eduardo Pontes - Pandeiro e Veveu - Percussões. No repertório, choros clássicos instr
umentais criados por autores cearenses e de compositores como Pixinguinha, Benedito Lacerda, Altamiro Carrilho, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Joaquim Antônio da Silva Callado, Waldir Azevedo e Zequinha de Abreu, entre outros.

Memória 107 – 01/05, às 14h

Nana Caymmi foto horizontal Lívio CamposNo Memória 107 deste domingo (1), uma homenagem para os 75 anos da cantora e compositora carioca Nana Caymmi.

Dinahir Tostes Caymmi nasceu no dia 29 de abril de 1941 no Rio de Janeiro e nossa homenagem traz sua atuação ao vivo no programa “Ensaio” na TV Cultura de São Paulo, que faz parte da série de CDs "A MÚSICA BRASILEIRA DESTE SÉCULO POR SEUS AUTORES E INTÉRPRETES" que foi lançada a partir da parceria entre a Fundação Padre Anchieta e o SESC São Paulo. A gravação com a cantora Nana Caymmi foi realizada no dia 2 de janeiro de 1993 para o programa "Ensaio", produzido por João Carlos Botezzelli, conhecido como Pelão e dirigido por Fernando Faro na TV Cultura de São Paulo, no qual alternavam-se músicas e depoimentos do artista focalizado.