23/10/15

Programação do final de semana da Universitária FM

Disco da Semana – 24/10, às 12h
Jurema cantora baiana capa CD MestiçaNeste sábado (24), a partir do meio-dia, em O Disco da Semana, a resenha do álbum Mestiça da cantora, compositora Jurema Mascarenhas. Jurema nasceu em Salvador e se formou em música e canto, tem mestrado em história social e doutorado em história das culturas. A sua formação reflete na busca de articular diferentes sonoridades. Em 2014, lançou o segundo álbum Mestiça, produzido por Marcos Vaz.

O álbum conta com a participação de Chico César, Zeca Baleiro, maestro Letieres Leite, Tiganá Santana e a cantora moçambicana Lenna Bahule.

Frequência Beatles – 24/10, às 18h

John Lennon Capa LP Saved FishO Frequência Beatles, às 18h, apresenta uma resenha sobre os 40 anos do LP Save Fish (1975), uma coletânea solo de John Lennon.
Shaved Fish é o sétimo álbum de Lennon e uma compilação de singles, abrangendo todos os compactos que foram lançados nos Estados Unidos como artista solo, com excepção de "Stand By Me", retirado do álbum Rock'n'Roll.

A única coletânea solo lançada durante a vida de John foi um sucesso comercial e atingiu ótimas colocações tanto no Reino Unido como nos Estados Unidos, recebendo finalmente disco de platina.

O programa conta também com os quadros: Carreira Solo, Beatles Covers, Beatles Bootlegs, Letras Comentadas.

Sempre aos Domingos – 25/10, às 7h

O programa Sempre aos Domingos, desta semana, apresenta uma pesquisa com o repertório musical dos grupos vocais e instrumentais Anjos do Inferno, Titulares do Ritmo e Demônios da Garoa.

Anjos do Inferno

anjos do infernoO conjunto vocal e instrumental foi considerado por boa parte da crítica um dos grupos que mais lançaram músicas de qualidade, posteriormente rotuladas como clássicos da MPB. Foi criado em 1934 pelo cantor e compositor Oto Borges, irmão do compositor Paulo Borges. Em sua primeira composição, além de Oto Borges nos vocais, o conjunto contava com Antônio Barbosa, no pandeiro; Moacir Bittencourt, no violão; Felipe Brasil, no violão; José Barbosa, violão-tenor e Milton Campos, no piston-nasal, sendo este o primeiro músico a dedicar-se no Brasil a essa especialidade.

O nome adotado pelo grupo, foi alusão a uma orquestra liderada por Pixinguinha, Os Diabos do Céu, muito famosa na época. A estreia profissional do grupo Anjos do Inferno ocorreu na Rádio Cruzeiro do Sul. Pouco depois, foram contratados pela gravadora Columbia e em fevereiro de 1937 o grupo lançou o primeiro disco com a marcha "Morena complicada", de Kid Pepe e o samba "Amei demais", de Kid Pepe e Siqueira Filho.

Titulares do Ritmo

Titulares do RitmoGrupo vocal e instrumental, cujos componentes eram todos cegos. O grupo era um sexteto formado por: Francisco Nepomuceno de Oliveira, o Chico - Fortaleza, CE, 1927 - Líder, compositor, arranjador, violonista e pianista. Geraldo Nepomuceno de Oliveira - Fortaleza, CE - 1931 - Cantor e violonista. Domingos Ângelo de Carvalho - Moeda, MG - 1921 - Cantor. João Cândido Brito - Bom Jesus do Galho, MG - 1928 - Cantor. Joaquim Alves - Valença, BA - 1921 - Cantor Sóter Cordeiro - São João Evangelista, MG - 1926 - São Paulo, SP - 1984 - Cantor.

O conjunto foi organizado em 1941, quando seus futuros componentes se conheceram no Instituto São Rafael em Belo Horizonte, MG, para cegos, onde cursavam o ginásio. Ficaram famosos pelas harmonizações e vocalizações requintadas que elaboravam. Fizeram sua estréia na Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte, interpretando o samba de Pedro Caetano "Como se faz uma cuíca".

Em 1948, estrearam com sucesso na Rádio Gazeta de São Paulo. Logo depois, atuaram na Rádio Bandeirantes, também de São Paulo. Em 1950, assinaram contrato com a gravadora Odeon e lançaram naquele ano o primeiro disco interpretando o bolero "Lianto de luna", de J. Gutierrez e Roberto Corte Real e o samba "Nega distinta taí", de Francisco Nepomuceno, o Chico, líder do grupo.

Demônios da Garoa

Demônios da Garoa foto PB antigaO conjunto vocal e instrumental, Demônios da Garoa, foi formado no começo dos anos 1940 em São Paulo contando com as participações de Francisco Paulo Gato, Artur Bernardo, Arnaldo Rosa, Antônio Gomes Neto e Cláudio Rosa. O Demônios da Garoa se tornou um dos mais famosos grupos vocais e instrumentais da história da música popular brasileira. Sua atuação ficou marcada pelas interpretações originais das músicas de Adoniran Barbosa, com um sotaque tipicamente paulistano.

Tarcísio SardinhaBrasileirinho – 25/10, às 10h

O Brasileirinho vai ao ar todo domingo, ao vivo, das 10h às 12h. Neste programa, o instrumentista, arranjador, compositor e maestro Tarcísio Sardinha se apresenta nos estúdios da Rádio Universitária FM.
No repertório, choros autorais de compositores cearenses e nacionais como Abel Ferreira, Saraiva, Pixinguinha, Waldir Azevedo, Benedito Lacerda e Ernesto Nazareth.

Memória 107 – 25/10, às 14h

O Memória 107 deste domingo (25), a partir das 14 horas, apresenta uma homenagem aos 75 anos da atriz, cantora e compositora capixaba Teca Calazans. Teca foi criada em Recife, onde aprendeu a tocar violão e incorporou a música e o folclore pernambucano.  Seu álbum de estreia foi Aquela Rosa/Cirandas.