11/05/16

Programa Todos os Sentidos discute universo da musicoterapia

Foto: Laborinter (UFG)

Nesta quarta-feira (11), o programa Todos os Sentidos aborda, a partir das 14 horas, o universo da Musicoterapia. Na ocasião, o apresentador Henrique Beltrão recebe os convidados Iara Pimenta, professora de arte, estudante de musicoterapia e cantora; Dorilene Farias, coordenadora do curso de Musicoterapia do Instituto Graduale; Paulo Bruno, terapeuta ocupacional, graduando em música na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pós-graduando em musicoterapia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR); e Glairton Santiago, musicoterapeuta.

De acordo com a União Brasileira das Associações de Musicoterapeutas (UBAM), a prática discutida hoje pelo programa é utilizada para promover o desenvolvimento ou restabelecimento das funções psicossociais do indivíduo por meio da música e seus elementos, tais como ritmo, melodia, harmonia. O processo é todo pensado por um profissional da área, que realiza atendimentos terapêuticos com técnicas específicas, objetivando a melhoria da qualidade de vida do paciente através de um método alternativo ao usual.
O Todos os Sentidos é transmitido às quartas, a partir das 14 horas, e dá visibilidade a pessoas com deficiência, ações e pesquisas na área. O programa conta com a produção e apresentação do prof. Henrique Beltrão e assistência de produção de Marianne Oliveira, Raquel Alves, Rayanne Forte, Thamires Neves e Wellington Júnior.