06/07/16

Programa Todos os Sentidos discute audiodescrição

Reprodução/Internet

O Programa "Todos os Sentidos" desta quarta-feira (25), a partir de 14h, aborda audiodescrição e acessibilidade cultural. O apresentador Henrique Beltrão recebe, ao vivo no estúdio da Rádio Universitária FM, a produtora e consultora em acessibilidade cultural Bruna Leão.

A audiodescrição é um recurso de uma faixa narrativa adicional que possibilita incluir deficientes visuais em programações culturais, a exemplo de teatro, artes visuais e dança, e conteúdos veiculados por meios de comunicação, como a televisão e o cinema. A narrativa em áudio traduz imagens e permite o acesso de pessoas com baixa acuidade visual a espaços como museus e galerias.

Desde 2011, a Portaria nº 188, emitida pelo Ministério das Comunicações, determina a obrigatoriedade das emissoras de televisão brasileiras exibirem por semana pelo menos duas horas de produções audiodescritas. A meta prevê que, até 2020, nos canais abertos sejam veiculadas 20 horas semanais de conteúdos voltados para pessoas com algum tipo de deficiência visual ou intelectual.

O Todos os Sentidos é transmitido às quartas, a partir de 14 horas, e dá visibilidade a pessoas com deficiência, ações e pesquisas na área. O programa conta com a produção e apresentação do professor Henrique Beltrão e assistência de produção de Marianne Oliveira, Raquel Alves, Rayanne Forte, Thamires Neves e Wellington Júnior.