18/05/16

Programa Todos os Sentidos aborda gordofobia e obesidade

Reprodução/Internet

O Programa "Todos os Sentidos" desta quarta-feira (18), a partir das 14 horas, debate a gordofobia e a obesidade, com apresentação de Henrique Beltrão, e, como convidada, a radialista e graduanda em Biomedicina Tetê Carvalho. Tetê trabalha como locutora na Rádio Universitária FM 107,9 e atualmente têm pesquisado na área da Saúde.

Estudos recentes do Ministério da Saúde afirmam que 52,5% da população brasileira está acima do peso, sendo 17,5% dessa estatística composta por obesos. Os números referidos são da pesquisa Vigitel 2014 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), com 41 mil pessoas entrevistadas por telefone de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A obesidade pode ser relacionada a aspectos genéticos, ao consumo elevado de alimentos processados e ao sedentarismo. Entre os fatores de risco do sobrepeso, estão o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, depressão e câncer, e a consequente redução da qualidade de vida.

Por outro lado, a gordofobia é uma manifestação de preconceito e de ódio disseminado contra pessoas acima do peso. Está presente na mídia, em mensagens nas redes sociais, em diversas situações cotidianas que reforçam estereótipos e estigmas com críticas sobre a aparência e o porte físico. A gordofobia têm impactos negativos para a autoestima, os relacionamentos interpessoais e as oportunidades no mercado de trabalho.

O Todos os Sentidos é transmitido às quartas, a partir das 14 horas, e dá visibilidade a pessoas com deficiência, ações e pesquisas na área. O programa conta com a produção e apresentação do prof. Henrique Beltrão e assistência de produção de Marianne Oliveira, Raquel Alves, Rayanne Forte, Thamires Neves e Wellington Júnior.