08/07/16

Programa Reouvindo o Nordeste entrevista o baiano Bule Bule

Foto/Divulgação

O programa Reouvindo o Nordeste deste sábado (8), transmitido a partir de 8 horas na Rádio Universitária FM 107,9, traz uma entrevista exclusiva com o cantador, violeiro e repentista baiano Bule Bule.

Antônio Ribeiro da Conceição nasceu em 22 de outubro de 1947 na cidade de Antônio Cardoso (BA), na região do Recôncavo Baiano, a 139 km da capital Salvador. Bule Bule é considerado mestre da cultura popular nordestina, e condecorado em 2008 com a medalha da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura. Em 45 anos de carreira, produziu 100 títulos de literatura de cordel, oito discos e dois DVDs. Bule Bule dividiu o palco com músicos brasileiros renomados, como Gilberto Gil, Tom Zé e Maria Bethânia, e teve oportunidades de fazer shows no exterior, em países como Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Portugal.

Na entrevista, Bule Bule explica os fundamentos da música popular produzido no interior da Bahia com matriz africana, como a tirana e o samba de roda. O samba de roda é uma manifestação cultural típica do recôncavo baiano, fonte originária do samba. O ritmo é composto por versos em desafio, com emboladas após os refrões, e formatos poéticos e musicais influenciados pelo coco e pela cantoria de viola. A festa do samba de roda na Bahia inclui gêneros como chula, batuque, samba versado, samba duro, barra-vento, entre outros.

O programa Reouvindo o Nordeste vai ao ar sempre aos sábados, de 8 às 9 horas da manhã, na Rádio Universitária FM. Produzido e apresentado por José Rômulo, o Reouvindo divulga as manifestações artístico-culturais do Nordeste.