15/07/19

Pianista apresenta “O Romantismo de Henrique Oswald”

O pianista e pesquisador José Eduardo Martins fala sobre o novo álbum, com obras de um dos mais importantes nomes brasileiros do romantismo na música de concerto (Foto: Divulgação)

Professor titular aposentado da Universidade de São Paulo, o pianista José Eduardo Martins fala ao programa Música Erudita nesta segunda-feira, dia 15 de julho, sobre o álbum com peças do compositor brasileiro Henrique Oswald (1852-1931) que acaba de ser lançado pelo Selo SESC. Como pesquisador e instrumentista, Martins vem desde os anos 1970 se debruçando sobre as partituras deste que considera o maior nome do romantismo na música de concerto brasileira.

Entre as obras incluídas no álbum “O Romantismo de Henrique Oswald”, estão sonatas, valsas, noturnos, e também “bluettes”, peças a modo de pequenos quadros com pinturas das mais diversas flores. Martins interpreta as peças para piano solo, aparecendo em duo com o belga Paul Klinck para composições voltadas a piano e violino. Realizadas na Bélgica em duas ocasiões, as gravações são um importante e admirável registro da música feita no Brasil entre fins do século XIX e início do século XX.

Henrique Oswald (1852-1931) nasceu no Rio de Janeiro, filho de  pai suíço-alemão e de mãe italiana. Viveu a infância e a adolescência em São Paulo, partindo com a mãe para Florença, onde estudou e viveu durante décadas. Em 1902, recebeu o primeiro prêmio por sua composição Il Neige, láurea recebida do jornal “Le Figaro” em Paris, em concurso em que concorreram 647 peças de autores de todo o mundo. Após breves viagens ao Brasil, retornou definitivamente ao país em 1903, onde inicialmente dirigiu o Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro. Sua obra abrange vários gêneros: sinfônico,  camerístico, coral, operístico e, sobretudo, piano solo.

O pianista José Eduardo Martins, diretor artístico do álbum cuja audição os ouvintes farão durante o programa, estudou com o professor russo José Kliass em São Paulo e depois aperfeiçoou-se em Paris, com Marguerite Long, Jean Doyen e Louis Saguer. Apresentou a integral para piano de compositores como Debussy, Moussorgsky e Francisco de Lacerda, além de ter realizado a primeira audição de cerca de 200 obras contemporâneas para piano. Membro Honorário da Academia Brasileira de Música, Martins recebeu a Ordem do Rio Branco do Governo do Brasil, assim como a Ordem da Coroa, condecoração outorgada pelo Rei Alberto II da Bélgica.

O programa Música Erudita vai ao ar diariamente, das 22h à meia-noite, com produção e apresentação de Thaís Aragão; operação de áudio de José Raimundo Lustosa, Adalberto Inácio e Fernando Maia; e Germán Gras no apoio à produção.

Tags:, , , , ,