11/11/16

O Disco da Semana apresenta o novo álbum de Xangai

Reprodução/Internet

Neste sábado (12), o programa O Disco da Semana da Rádio Universitária FM 107,9 apresenta uma resenha do CD Xangai (2016), do cantor, violeiro e compositor baiano Xangai. O álbum é o 17º título da discografia do músico e celebra 40 anos de carreira artística. O disco possui 14 canções e foi gravado na varanda de uma fazenda à beira da represa da Pedra do Cavalo, no interior da Bahia. O formato simples de voz e violão é inédito e foi proposto pelo produtor do álbum, o violonista costa-riquenho e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mário Ulloa.

Eugênio Avelino nasceu em 20 de março de 1948 em Itapebi, no extremo sul baiano, em uma região banhada pelo Rio Jequitinhonha. Filho e neto de sanfoneiros, com apenas nove anos de idade, conheceu em Vitória da Conquista o músico Elomar, 10 anos mais velho que ele, e que se tornaria amigo e influência musical. Aos 18 anos, Eugênio se mudou com os pais para Nanuque, em Minas Gerais, na fronteira com a Bahia, e o apelido Xangai surgiu por conta de uma sorveteria fundada pelo próprio pai na cidade. Em 1976, Xangai gravou o disco de estreia, Acontecivento.

O novo disco, Xangai (2016), além de celebrar quarenta anos de carreira, veio após um intervalo de uma década sem lançar novos trabalhos fonográficos, após o CD Estampas Eucalol (2006). Xangai é um dos porta-vozes da cultura sertaneja e regional, por incluir no repertório cantorias, incelenças, puxulias e tiranas. Atualmente, o músico também apresenta o programa Brasileirança, na Rádio Educadora da Bahia, e contribui para a divulgação da música nordestina.

O programa O Disco da Semana é transmitido aos sábados, ao meio-dia, e tem produção e apresentação de Nelson Augusto, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Assis Lima.