13/06/19

Música Erudita ganha nova temporada

Intervenção no retrato de Alberto Nepomuceno, um dos destaques na estreia da nova temporada do Música Erudita (O retrato original pertence ao Acervo da Biblioteca Alberto Nepomuceno/Escola de Música da UFRJ)

Na próxima segunda-feira (17) a programação da Rádio Universitária FM passa por renovações. O Música Erudita é um dos programas que trazem novidades. No ar desde o nascimento da Universitária FM, em 1981, o programa apresenta obras importantes de grandes compositores da música de concerto, trazendo informações relevantes sobre a temática.

O Música Erudita vai ao ar todos os dias, das 22 horas à meia-noite, e inicialmente contou com a produção de Dalgimar Beserra de Menezes. Posteriormente, o posto passou ao dramaturgo Artur Guedes, que conduziu o programa até o ano de 2006.  A partir de 2007, essa programação ficou a cargo de Leovigilda Bezerra, que permaneceu por mais de dez anos estabelecendo essa ponte entre a música erudita e os ouvintes.

Em 2019, a jornalista e produtora cultural Thaís Aragão assume o desafio da produção do programa, dando continuidade ao trabalho de Dalgimar, Artur e Leovigilda.  É um prazer e também uma grande responsabilidade assumir a programação de música clássica da rádio. A ideia é trazer repertório e informação da mais alta qualidade aos ouvintes da Universitária FM. Para isso, estamos tendo o privilégio de contar, na produção, com o apoio do compositor Germán Gras, que é professor do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará e já foi contemplado, entre outros, com o Prêmio Funarte de Composição”, conta Thaís.

Além de trazer repertório já consagrado, a nova temporada do Música Erudita vai trazer também as novidades da área: novas gravações, novas composições e novas interpretações. Cada edição do programa vai começar informando ao ouvinte tudo que ele vai escutar naquela noite. Mas cada obra terá uma apresentação única, com detalhes de como foi criada, além de suas características estéticas e sua relação com o contexto da época em que foi composta e eventuais reapropriações ao longo do tempo. Compositores brasileiros ligados ao chamado Nacionalismo Musical, como o fortalezense Alberto Nepomuceno, são destaque da edição de estreia da nova programação do Música Erudita.

O programa Música Erudita vai ao ar diariamente, das 22h à meia-noite, com produção e apresentação de Thaís Aragão; operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Adalberto Inácio; e Germán Gras no apoio à produção.14

Tags:,