22/04/20

Música Erudita faz tributo a Penderecki e Jamary Oliveira

A obra de Krzysztof Penderecki (à dir.) entrou na esfera da cultura popular por meio da trilha de filmes e séries de TV de terror e suspense, como "O Iluminado", estrelado por Jack Nicholson (à esq.) - Fotos: Divulgação

Quer saber como foi estudar com o compositor da música do filme “O Iluminado”, de Stanley Kubrick? Na noite desta quarta-feira, 22 de abril, o programa Música Erudita leva ao ar um tributo ao polonês Krzysztof Penderecki (foto) e ao brasileiro Jamary Oliveira. Ambos os compositores faleceram  no dia 29 de março passado.

Além de ouvir uma seleção de suas obras, teremos relatos de Alfredo Barros, professor do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e Marcílio Onofre, que dá aulas no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Eles apresentarão Oliveira e Penderecki, respectivamente, e contarão memórias sobre o contato com seus mestres.

Jamary Oliveira foi pioneiro na pesquisa e concepção de programas musicais no computador e  contribuiu na fundação do Programa de Pós Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do grupo conhecido como Compositores da Bahia, ele ocupou a Cadeira 35 da Academia Brasileira de Música, cujo patrono é Ernesto Nazareth.

Penderecki era considerado o maior compositor polonês vivo e sua obra acabou entrando na esfera da cultura popular, por meio de trilhas sonoras de filmes como O Exorcista e O Iluminado, além da série de TV Twin Peaks. Outro reflexo de sua influência é o intercâmbio com o guitarrista da banda Radiohead, Jonny Greenwood, e a participação de Beth Gibbons, vocalista do Portishead, em concertos regidos por Penderecki. Haverá reprise do domingo, dia 26 de abril.

O programa Música Erudita vai ao ar diariamente, das 22h à meia-noite, com produção e apresentação de Thaís Aragão; operação de áudio de José Raimundo Lustosa, Adalberto Inácio e Fernando Maia; e Germán Gras no apoio à produção.

Tags:, , , , , ,