05/07/16

Música Erudita apresenta obra de Leonard Bernstein

Leonard Bernstein (Foto: Bernice Perry)

O programa Música Erudita desta terça-feira (5), de 22h à meia-noite, apresenta a obra Missa: uma peça teatral para cantores, músicos e dançarinos, do maestro, pianista e compositor norte-americano Leonard Bernstein (1918-1990), um dos principais nomes da música do século XX. O Música Erudita tem produção e apresentação de Leovigilda Bezerra, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Adalberto Inácio.

Leonard Bernstein nasceu em 25 de agosto de 1918, na cidade de Lawrence, nos Estados Unidos, e seus pais eram judeus ucranianos. Entre os anos 1935 e 1939, graduou-se em música pela Universidade Harvard. No período da faculdade, recebeu influências do compositor estadunidense Aaron Copland e do maestro grego Dimitri Mitropoulos. Em 1940, estudou regência no Instituto de Verão da Orquestra Sinfônica de Boston com o maestro russo Serge Koussevitsky.

Bernstein foi regente titular da Orquestra Filarmônica de Nova Iorque entre 1957 e 1969, e foi maestro convidado de diversas orquestras pelo mundo, como a Ópera Estatal de Viena, a Real Concertegebouw de Amsterdã, a Filarmônica de Israel e a Sinfônica NBC dos EUA. Além de regente, Leonard Bernstein também se destacou no campo da composição em vários gêneros, como orquestral, música de câmara, música vocal e teatro musical, a exemplo de West Side Story (1957). Faleceu em 14 de outubro de 1990, em decorrência de uma pneumonia e de um tumor pleural, na cidade de Nova Iorque.

A peça Missa: uma peça teatral para cantores, músicos e dançarinos foi encomendada pela família Kennedy para a inauguração do Centro John F. Kennedy na capital Washington, no dia 8 de setembro de 1971. John Kennedy, assassinado em 1963 durante o mandato, foi o primeiro católico a assumir a Presidência dos Estados Unidos, e a família do ex-presidente era simpática à inspiração do compositor em criar uma peça a partir da liturgia da Igreja. Contudo, além da base cantada em latim, foram incluídos textos em inglês de Bernstein, Stephen Schwartz e Paul Simon em formas de trope com discursos satíricos e mensagens de oposição à Guerra Fria e ao conflito no Vietnã.

O Música Erudita é transmitido todos os dias, de 22h à meia-noite, e tem produção e apresentação de Leovigilda Bezerra.