28/11/16

Música Erudita apresenta Alban Berg

Reprodução/Internet

O programa Música Erudita desta segunda-feira (28), de 22h à meia-noite, apresenta a obra do compositor austríaco Alban Berg (1885-1935). Entre as peças selecionadas para audição do programa desta noite, estão o Concerto para Violino e a Ópera Wozzeck.

Alban Maria Johannes Berg nasceu em 9 de fevereiro de 1885, em Viena, na Áustria. Começou como autodidata na música, até ser aluno do músico e compositor Arnold Schoenberg entre 1904 e 1911, e teve também forte influência do compositor Gustav Mahler (1860-1911). Junto com Schoenberg e Anton Webern, Berg formou a Segunda Escola de Viena, dedicada à música atonal, ao dodecafonismo e ao movimento de vanguarda musical europeia do início do século XX. A Primeira Escola de Viena se refere ao grupo formado pelos compositores Joseph Haydn, Mozart e Beethoven, na segunda metade do século XVIII. Na capital austríaca, o jovem Alban conviveu com a elite intelectual da época, com artistas como o pintor Gustav Klimt, o escritor Karl Kraus, o poeta Peter Altenberg e o arquiteto Adolf Loos.

Berg compôs obras para música de câmara, peças vocais e orquestrais, uma sonata para piano, e as óperas Wozzeck (1925) e a incompleta Lulu. Ficou conhecido como o compositor que manteve a tradição da música vienense, por ter trazido expressividade, dramatismo e elementos líricos e românticos à técnica dodecafônica, música serial dos doze tons. Alban Berg faleceu em 24 de dezembro de 1935, aos 50 anos, em Viena, por causa de um envenenamento causado provavelmente após uma picada de inseto.

O Música Erudita é transmitido todos os dias, de 22h à meia-noite, e tem produção e apresentação de Leovigilda Bezerra, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa, Adalberto Inácio e Assis Lima.