12/08/16

MPB Especial presta tributo a Milton Nascimento

Foto: Divulgação

O Programa MPB Especial deste domingo (7), às 16h, apresenta a obra do cantor e compositor Milton Nascimento. Nasceu em 26 de agosto de 1942, no Rio de Janeiro (RJ). Com um ano e meio de idade, mudou-se com a família para Três Pontas (MG). Ao longo do programa, será feito um passeio pelo repertório de uma das principais vozes da música popular brasileira.

Aos quatro, ganhou de presente o primeiro instrumento musical, uma pequena sanfona de dois baixos. Entre 1955 e 1963, participou como crooner (cantor solista) em conjuntos de baile junto com o pianista Wagner Tiso. Em 1963, passou a viver na capital mineira, Belo Horizonte, onde conheceu os irmãos Márcio e Lô Borges, com os quais formaria posteriormente o movimento musical Clube da Esquina, no tradicional bairro boêmio de Santa Tereza.

O primeiro disco, Milton Nascimento, foi lançado em 1967 e registrava canções como Travessia Morro Velho, compostas em parceria com Fernando Brant (1946-2015). Um ano antes, a cantora Elis Regina havia gravado Canção do Sal, o que ajudou bastante na divulgação da obra de Milton. Em 1968, grava nos Estados Unidos o disco Courage, com a participação de Eumir Deodato e o pianista Herbie Hancock, e inicia uma bem-sucedida carreira internacional. Com artistas como Márcio e Lô Borges, Ronaldo Bastos, Toninho Horta, Flávio Venturini, Tavinho Moura e Ronaldo Bastos, Milton participa das gravações dos LPs duplos Clube da Esquina (1972) e Clube da Esquina 2 (1976), e lançam pérolas da música nacional como CaisUm girassol da cor do seu cabeloO trem azul. A produção mais recente é o CD duplo Uma travessia - 50 anos de carreira ao vivo, gravado no Rio de Janeiro.

O MPB Especial escolhe um artista brasileiro toda semana e dedica uma hora da programação da Universitária FM para homenageá-lo. O programa vai ao ar todo domingo às 16h, conta com produção de Almira Murta, apresentação de Tetê Carvalho e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Assis Lima.