05/08/16

MPB Especial enfoca obra de Caetano Veloso

Reprodução/Internet

O Programa MPB Especial deste domingo (7), às 16h, apresenta a obra do cantor e compositor Caetano Veloso. Nascido em 7 de agosto de 1942, em Santo Amaro da Purificação (BA), Caetano é músico, produtor, compositor, arranjador e escritor. Após mais de cinco décadas de carreira,  é considerado um dos mais importantes e produtivos criadores da música brasileira, por ter participado de movimentos como a Bossa Nova e a Tropicália.

Caetano estreou nos palcos em 1964 na inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador (BA), com a peça Nós, por exemplo, nas funções de ator e diretor, ao lado de Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa e a irmã, Maria Bethânia. Uma década mais tarde, em 1976, esses artistas formariam o grupo Doces Bárbaros, com uma série de shows pelo país, registrado em CD e DVD ao vivo.

O primeiro lançamento fonográfico é o compacto Cavaleiro/Samba em Paz, de 1965, gravado com Maria Bethânia, quando a cantora substituiu Nara Leão em temporada do espetáculo Opinião. Dois anos depois, Caetano lançou em parceria com Gal o LP Domingo, e o primeiro LP individual, Caetano Veloso. Outros CDs importantes da lavra do artista incluem Tropicália ou Panis et Circenses (1968), Transa (1972), Araçá Azul (1973), e Cinema Transcendental (1979). O projeto mais recente foi o CD e o DVD Dois amigos, um século de música (2015), comemorando 50 anos de carreira ao lado do parceiro, músico e compositor Gilberto Gil.

O MPB Especial escolhe um artista brasileiro toda semana e dedica uma hora da programação da Universitária FM para homenageá-lo. O programa vai ao ar todo domingo às 16h, conta com produção de Almira Murta, apresentação de Tetê Carvalho e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Assis Lima.