01/04/16

MPB Especial da semana com Chico Buarque

Foto: Reprodução/Internet

O MPB Especial deste domingo (3) é dedicado ao músico, dramaturgo e escritor brasileiro Chico Buarque de Holanda. Nascido no dia 19 de junho de 1944, no Rio de Janeiro, Chico foi parceiro de grandes nomes da música brasileira, como Vinícios de Morais, Tom Jobim, Toquinho, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Edu Lobo e Francis Hime.

Nos últimos quarenta anos, Chico Buarque colaborou significativamente para o amadurecimento da MPB, influenciando-a de forma poética, harmônica e melódica. Durante a ditadura militar (1964-1985), suas canções ganharam notoriedade pela irreverência em relação às arbitrariedades da censura e pela forma persistente e forte que o compositor denunciou e combateu as atitudes do governo militar.

Com uma incrível sensibilidade, suas músicas vão além do cunho político. Chico demonstra uma capacidade em cantar sobre o amor e desamor, além de representar, sensivelmente, o feminino. Composições que entraram em destaque na história do compositor, dentre elas, Construção (1971), Geni  e o Zepelim (1978) e Roda Viva (1968), entram na seleção de músicas do especial da semana.

O MPB Especial escolhe um artista brasileiro toda semana e dedica uma hora da programação da Universitária FM para homenageá-lo. O programa vai ao ar todo domingo às 16h e conta com produção de Almira Murta e apresentação de Tetê Carvalho.