20/01/17

Memória 107 presta tributo a Maysa

Reprodução/Internet

O programa Memória 107 do próximo domingo (22) homenageia, a partir de 14 horas, os 40 anos de saudades da cantora e compositora Maysa. Maysa Figueira Monjardim nasceu no dia 6 de junho de 1936 em São Paulo (SP). Nasceu em uma família rica e tradicional, e casou aos 18 anos com um herdeiro da milionária família paulista Matarazzo, 20 anos mais velho que ela. Desde antes do casamento, Maysa já compunha e tocava piano, e mesmo depois continuou cantando suas músicas em festinhas íntimas de amigos.

Quando um produtor musical ouviu Maysa cantar, quis contratá-la imediatamente para gravar um disco, mas Maysa, que estava grávida, pediu que esperasse o nascimento do filho. Depois do parto de Jayme Monjardim, gravou a série Convite para Ouvir Maysa em quatro volumes, entre 1956 e 59, pela RGE, com os sucessos Ouça, Adeus e Meu Mundo Caiu. Maysa então se mudou para o Rio de Janeiro em 1960, quando gravou o CD O Barquinho, um marco do movimento da bossa nova, acompanhada pelo embrião do Tamba Trio, e passou a gravar discos e excursionar por outros países, animada principalmente por Ronaldo Bôscoli, seu namorado na época.

Com uma vida sempre agitada por casos amorosos e problemas com bebida alcoólica, Maysa gravou alguns dos discos mais importantes da bossa nova e da música romântica brasileira. Seus sucessos incluem Meditação (Tom Jobim/ Newton Mendonça), Dindi (Tom Jobim/ Aloysio de Oliveira), e Se Todos Fossem Iguais a Você (Tom Jobim/ Vinícius de Moraes). A vida e a obra de Maysa foram tema de biografia escrita pelo escritor cearense Lira Neto. O livro Maysa: só numa multidão de amores inspirou uma minissérie sobre a vida da cantora na televisão. Maysa faleceu no dia 22 de janeiro de de 1977, no Rio de Janeiro (RJ), em um acidente automobilístico na Ponte Rio-Niterói.

O programa Memória 107 vai ao ar todos os domingos, de 14h às 15h, com produção e apresentação de Nelson Augusto, operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Assis Lima, e traz seleções relacionadas a dados, fatos e efemérides da música popular brasileira.

Deixe uma resposta

*