15/07/16

Memória 107 comemora 70 anos de João Bosco

João Bosco comemorou 70 anos no último dia 13 de julho.
(Foto/Divulgação)

O programa Memória 107 deste domingo (17), às 14h, comemora os 70 anos de nascimento do cantor, violonista e compositor João Bosco. João Bosco de Freitas Mucci nasceu no dia 13 de julho de 1946, em Ponte Nova (MG). Quarta-feira passada, completou exatos 70 anos o artista mineiro.

João Bosco começou a tocar violão aos 12 anos de idade. A família se mudou para Ouro Preto em 1962, e, entre os anos 1967 e 1972, João estudou Engenharia Civil na tradicional Escola de Minas, atual Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ainda em 1967, conheceu o poeta Vinícius de Moraes, e juntos compuseram canções como Rosa dos Ventos e Samba do pouso. Em 1970, durante uma viagem de férias ao Rio de Janeiro, conheceu o também poeta e letrista Aldir Blanc, outro importante parceiro de composições clássicas da música popular brasileira, como O mestre-sala dos mares, Corsário e O bêbado e a equilibrista.

Em 1972, os estreantes e até então pouco conhecidos pelo público João Bosco e Aldir Blanc lançaram a canção Agnus Sei, junto com Águas de Março, de Tom Jobim, no compacto da coleção Disco de Ouro do jornal O Pasquim. No mesmo ano, a cantora Elis Regina gravou as canções Bala com bala e Dois pra lá, dois pra cá, e divulgou nacionalmente a obra da dupla. Em 1973, João fechou contrato com a gravadora RCA Victor e lançou o primeiro LP João Bosco. São 28 títulos na discografia, e o trabalho fonográfico mais recente foi lançado em 2012, João Bosco - 40 anos depois.

O Memória 107 comemorativo dos 70 anos de João Bosco apresenta o show do CD e DVD Obrigado, gente!, gravado ao vivo no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, nos dias e 15 e 16 de fevereiro de 2006. No espetáculo, João Bosco contou com as participações especiais do cantor Djavan e dos músicos Hamilton de Holanda, Nelson Faria, Yamandu Costa e Guinga.

O programa Memória 107 vai ao ar todos os domingos, de 14h às 15h, com produção e apresentação de Nelson Augusto, e traz seleções relacionadas a efemérides da música popular brasileira.