10/07/19

Marco Scarassatti mostra como constrói novos sons

O artista sonoro apresenta obras de quatro álbuns lançados em 2019 (Foto: Nuno Martins/Divulgação)

O lançamento de vários álbuns marca o ano de 2019 na trajetória de Marco Scarassatti, destaque do Música Erudita desta quarta-feira, dia 09 de julho. O programa trará um panorama dessa produção, orientada à invenção e à exploração de espaços, lugares e materiais para a obtenção de novas sonoridades.

Autor do livro sobre Walter Smetak que integra a Coleção Signos/Música (Ed. Perspectiva), o artista sonoro, compositor e professor da Universidade Federal de Minas Gerais começará apresentando aos ouvintes a concepção e algumas obras de "Construtores de Sons", lançado pelo Selo SESC em abril. A ideia foi reunir criadores de instrumentos sonoros e registrar o resultado dessa lutheria experimental. Scarassatti não apenas assina a curadoria do projeto, como também aparece como construtor e intérprete. Entre os destaques da seleção, está a obra "Mosaico Cariri Peruaçu", de Leandro César, que traz como teclas as pedras que este artista ganhou no Crato, Ceará.

O programa também conta com duas obras compostas por Scarassatti em sessões improvisacionais com outros artistas. Gravado ao vivo no RedBull Studios durante a quarta edição do Improfest - Festival Internacional de Improvisação e Arte Sonora, "Psychogeography, an Improvisational Derive" (Not Two Records) traz ainda Antonio Panda Gianfratti, Otomo Yoshihide [大友良英] e Paulo Hartmann. Já "Aglomerado de Seres Verticais" (Pmc - Produção de Música Contemporânea) registra o encontro com Marcos Campello.

A audiência também vai ouvir "Crônicas Sonoras de Cabo Verde" (La Petite Chambre Records), baseada em gravações de campo realizadas por Scarassatti no arquipélago perto da costa africana, em 2015. Entre os sons do convívio, estão também ecos da travessia entre as ilhas São Vicente e Santo Antão, músicos tocando e rimas do rapper MC Seiva. Recomenda-se uso de fones de ouvido para melhor apreciação dos detalhes da obra. O intercâmbio do artista e docente contou com apoio do programa de mobilidade internacional da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

O programa Música Erudita vai ao ar diariamente, das 22h à meia-noite, com produção e apresentação de Thaís Aragão; operação de áudio de José Raimundo Lustosa, Adalberto Inácio e Fernando Maia; e Germán Gras no apoio à produção.

 

Tags:, , , , ,

Deixe uma resposta

*