22/10/19

Luciane Cardassi apresenta obras para piano e eletroacústica

A pianista e pesquisadora comenta audição, contando detalhes da realização do novo álbum “Ramos”, em que exercita a colaboração com compositores (Imagens: Divulgação)

Na noite desta quarta-feira, dia 23 de outubro, o programa Música Erudita traz a participação da pianista, pesquisadora e professora Luciane Cardassi. Ela acaba de lançar nas plataformas digitais seu novo álbum Ramos, pelo selo canadense Redshift Records. O trabalho traz uma seleção de obras de compositores brasileiros como Edson Zampronha, Paulo Guicheney e Rafael de Oliveira.

A própria instrumentista conduzirá a audição comentada, dando detalhes sobre como trabalhou com os compositores e com a engenheira de som responsável pelas gravações, a francesa Amandine Pras, para chegar ao resultado registrado no álbum. O trabalho reflete alguns dos interesses que marcam a carreira de Luciane Cardassi: a música deste século e a colaboração entre instrumentistas e compositores.

Uma das principais características da seleção é que as peças são para piano e sons eletroacústicos. Na eletroacústica, sons gravados ou sintetizados são manipulados para integrar a composição musical. Isso significa que Cardassi não apenas toca o piano como também interage com esse tipo de som nas obras interpretadas.

Entre os destaques da audição, está a peça “Douce Dame Jolie”, de Maria Eduarda Mendes Martins, na qual Cardassi também usa a própria voz para recitar, em francês antigo, uma das mais populares canções medievais, atribuída a Guillaume de Machaut. As duas artistas se conheceram no Canadá, onde Cardassi viveu por dez anos, desenvolvendo o projeto de colaborações Going North, do qual o álbum é um dos frutos.

Outra obra apresentada com mais minúcias pela pianista, que hoje atua como professora visitante na Universidade Federal da Bahia, é aquela que dá título ao seu novo álbum. Composta pelo baiano Paulo Rios Filho, professor da Universidade Federal do Maranhão, a peça “Ramos” é uma homenagem ao Delta do Parnaíba e também à tradição das benzadeiras, trazendo a voz de Dona Lúcia e sons dos ventos captados na paisagem litorânea do Piauí, onde vive a rezadeira.

O programa Música Erudita vai ao ar diariamente, das 22h à meia-noite, com produção e apresentação de Thaís Aragão; operação de áudio de José Raimundo Lustosa, Adalberto Inácio e Fernando Maia; e Germán Gras no apoio à produção.

Tags:, , , , , ,