17/08/20

Especial Saúde Pública disponível nas plataformas digitais

O surgimento da Covid-19 expôs uma série de desafios às nações em relação ao direito à saúde (Foto: Reprodução/Internet)

O Radiodocumentário Saúde Pública: um Raio-X do Sistema Único Brasileiro já está disponível nas plataformas digitais. O especial, que foi ao ar entre os dias 10 e 14 de agosto, pode ser acessado no Spotify, Deezer, iTunes ou no seu agregador de podcast favorito. É só procurar por Rádio Universitária FM 107,9.

Dividido em cinco episódios, o radiodocumentário busca respostas para a seguinte questão: qual tem sido na prática a atenção social, política e econômica dada à saúde pública no país? O especial contou com a participação de profissionais da saúde, pesquisadores, gestores e cidadãos para entender os problemas expostos pela pandemia e  os fatores que vêm determinando o direito à saúde no Brasil.

Confira abaixo os cinco episódios do radiodocumentário Saúde Pública: um Raio - X do Sistema Único Brasileiro:

Episódio 01 - Direito à Saúde no Brasil

O debate sobre o direito à saúde no mundo fundamentou as bases para a construção do Sistema Único de Saúde brasileiro. Neste episódio, você vai entender como era o acesso à saúde antes da criação do SUS e compreender as circunstâncias em que ele foi concebido.

Episódio 02 - Sistemas de Saúde no Mundo

Recuperamos o cenário político mundial que colocou a saúde no patamar dos direitos. A partir deste contexto, diferentes modelos de sistema de saúde surgiram. As diferenças gerais de concepção e de funcionamento dos sistemas em diferentes países é o que você vai conferir neste episódio.

Episódio 03 - Por que o SUS está falhando?

O SUS nunca conseguiu colocar em prática a sua concepção de modelo universal, ou seja, do acesso à saúde de qualidade, igual para todos os brasileiros. Neste episódio, você vai compreender alguns dos inúmeros desafios que nascem de um problema central: o subfinanciamento do sistema.

Episódio 04 - Reflexos da Pandemia

Em que condições o SUS está enfrentando a pandemia da Covid-19? Levantamos algumas das fragilidades do sistema que ficaram expostas com a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. Também ouvimos gestores e pesquisadores sobre decisões importantes que podem ser tomadas na área da saúde pública a partir dos reflexos da pandemia sobre o SUS.

Episódio 05 - Que SUS para o Futuro?

O último episódio da série levanta opiniões de diferentes atores sociais sobre o futuro do SUS, olhando para a história de 32 anos do sistema público e tentando entender como o direito à saúde foi perdendo espaço neste percurso. Como será que os brasileiros perceberão o SUS após a pandemia? Qual é o SUS que o Brasil precisa e quer daqui para frente? E quem decidirá isso?

Pesquisa: Fabrício Girão, Gambit Cavalcante e Raquel Dantas
Produção e Roteiro: Gambit Cavalcante e Raquel Dantas