02/12/16

Escutar e Pensar aborda língua falada e escrita

Reprodução/Internet

O programa Escutar e Pensar desta sexta-feira (2), às 14h, discute sobre língua falada e língua escrita. Com apresentação de Maria Lívia Marchon, o programa terá como convidadas a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ana Paula Medeiros, e da psicanalista e professora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), Rosane Müller Costa.

A língua é um aspecto fundamental da história, da cultura e da identidade de um povo. No cotidiano, as modalidades falada e escrita são utilizadas em diferentes contextos comunicativos, e o domínio dessas formas distintas demonstra as competências linguísticas de cada falante. A língua falada é acompanhada da voz, dos gestos e da expressão corporal dos interlocutores, e é uma das dimensões mais espontâneas e dinâmicas da evolução do idioma. Por outro lado, a escrita é uma representação gráfica da língua, segue os padrões da norma padrão e é aplicada para contextos mais formais da linguagem, como textos acadêmicos, da imprensa diária, de manuais de instruções de produtos e bulas de medicamentos, entre outros.

O programa Escutar e Pensar vai ao ar todas as sextas-feiras, de 14h às 15h, com produção e apresentação de Maria Livia Marchon, e apoio do Grupo de Estudos Psicanalíticos de Fortaleza (GEPFOR).