10/08/16

Encontro com o Jazz apresenta Steve Kuhn

Foto: Ulisse Lemerise

O programa Encontro com o Jazz desta quarta-feira (10), às 21h, apresenta a obra do pianista e compositor norte-americano Steve Kuhn. O programa desta noite tem produção de Maurício Matos, e apresentação de Carlos Couto. O repertório inclui faixas dos CDs Seasons of Romance (1995) e Love Walked In (1998).

Steve Kuhn nasceu em 24 de março de 1938, no Brooklyn, em Nova Iorque (EUA), e era filho de imigrantes húngaros. Aos cinco anos de idade, começou a estudar piano com a professora Margaret Chaloff, com a qual aprendeu sobre piano erudito, em particular o estilo russo de tocar o instrumento, a partir das influências do compositor Sergei Rachmaninoff (1873-1943) e o pianista virtuoso Vladimir Horowitz (1903-1989). Steve posteriormente trabalharia com o próprio filho da primeira professora, o saxofonista Serge Chaloff. Na adolescência, ouviu jazz e se tornou fã de ícones como Duke Ellington, Bud Powell e Art Tatum.

Graduou-se em Música na Universidade de Harvard, e depois conseguiu uma bolsa de estudos para a Lenox School of Jazz. Após essa fase de formação, tocou ao lado de músicos importantes, como os saxofonistas John Coltrane e Stan Getz. O disco de estreia de Kuhn foi gravado em parceria com a pianista japonesa Toshiko Akiyoshi, The Country and Western Sounds of Jazz Pianos (1963). Desde a década de 1980, após participar de big bands, quartetos e quintetos, Steve Kuhn tem sido reconhecido por tocar em trios de jazz. A produção fonográfica mais recente é o disco Wisteria, de 2012.

O Encontro com o Jazz vai ao ar às segundas, quartas e sextas, às 21h, e tem produção de César Augusto Bezerra, Maurício Matos e José Antônio Lemenhe, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa, Adalberto Inácio e Assis Lima.