12/09/16

Encontro com o Jazz apresenta Kevin Mahogany

Foto/Divulgação

O programa Encontro com o Jazz desta segunda-feira (12), às 21h, apresenta o repertório do cantor norte-americano Kevin Mahogany. O programa desta noite tem produção e apresentação de César Augusto Bezerra, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa. A seleção inclui clássicos do jazz e do rhythm & blues estadunidense, interpretados por Mahogany.

Kevin Mahogany nasceu em 30 de julho de 1958, em Kansas City (EUA). Na infância, estudou piano, clarineta e saxofone barítono, antes de se decidir pelo canto durante o Ensino Médio. Estudou na Universidade Baker, no estado do Kansas, quando participou de ensembles instrumentais e formou um grupo vocal voltado para o jazz. Em 1981, graduou-se e recebeu o título de Bacharel em Belas Artes, com ênfase em Música e Teatro em Língua Inglesa. Posteriormente, foi professor e educador de jazz convidado nos cursos de música das universidades de Miami e de Berklee College of Music, em Boston. Em 2001, recebeu o título de doutor honoris causa da Baker University, a mesma instituição em que se formou.

Na década de 1980, foi integrante dos grupos de jazz The Apollos e Mahogany. Os primeiros registros fonográficos foram as participações nos CDs Dangerous Precedent (1991), do pianista Frank Mantooth, e It Don't mean a thing (1993)do baterista Elvin Jones. Os álbuns iniciais da carreira incluem Double Rainbow (1993) e Kevin Mahogany (1996). Mahogany foi reconhecido pela revista Newsweek como "o principal vocalista de jazz da sua geração", e seu timbre de barítono e domínio interpretativo também têm sido elogiados pela crítica especializada.

O Encontro com o Jazz vai ao ar às segundas, quartas e sextas, às 21h, e tem produção de César Augusto Bezerra, Maurício Matos e José Antônio Lemenhe, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa, Adalberto Inácio e Assis Lima.