11/04/15

Disco da Semana traz resenha do CD “Eslavosamba”, de Cacá Machado

O programa Disco da Semana apresenta neste sábado (11), a partir do meio-dia, a resenha do CD Eslavosamba, o disco de estreia do cantor, compositor, violonista e historiador paulista Cacá Machado.

Em seu primeiro álbum, Cacá Machado se vira em quatro: é cantor, compositor, toca violão e piano, além das inúmeras parcerias. Eslavosamba é essencialmente coletivo, tem participações vocais de Elza Soares, Márcia Castro, Kiko Dinucci, Romulo Fróes, Juçara Marçal, Ná Ozzetti, Luciana Alves, Zé Miguel Wisnik, Arrigo Barnabé, Celso Sim e Rodrigo Campos, entre outros.

O CD ainda é composto por inúmeros músicos. O baixo é de Meno Del Picchia, a bateria e percussões de Gui Kastrup, o sax soprano de Hugo Hori, o trombone de Tiquinho, o violão 7 cordas de Swami Júnior, o cavaquinho de Rodrigo Campos, clarone e clarineta Alexandre Ribeiro, o baixo acústico de Zeca Assumpção e as percussões de guitarra de Kiko Dinucci.

A ideia para o nome do álbum tem várias origens. Inicialmente, Eslavosamba tem esse nome por conta dos parceiros que participaram do CD terem origem eslava. Além disso, faz uma alusão aos afro-sambas de Baden e Vinicius de Moraes e à etimologia da palavra eslavo, que significa escravo. O nome também aponta para as origens do samba e a capacidade do gênero de se popularizar no Brasil, transitando por classes sociais, raças e credos.

O programa Disco da Semana é produzido e apresentado por Nelson Augusto todo sábado, às 12h. Sintonize na Universitária FM ou ouça ao vivo no site da rádio.