28/04/20

Dia do Trabalhador é tema do Universitária Especial

Greve geral em São Paulo (SP), em 1917 (Foto: Coleção História da Industrialização no Brasil, São Paulo, foto 208/Arquivo Edgard Leuenroth)

Um programa voltado para a origem do primeiro de maio, quando é celebrado o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, vai ao ar, na próxima sexta-feira (1º), às 11h. A data, que atualmente é lembrada em mais de 80 países, surgiu nos Estados Unidos em 1886. O programa Universitária Especial faz um passeio histórico relembrando as principais bandeiras de luta dos trabalhadores até chegar a criação do feriado no Brasil.

No especial, também são abordadas as alterações na legislação trabalhista, as implicações do avanço das tecnologias nas condições de trabalho e ainda as mudanças em curso a partir da pandemia da Covid-19.

O programa entrevistou professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), como Francisco José Pinheiro, do Departamento de História; Beatriz Xavier, da Faculdade de Direito; Enéas Arrais Neto, coordenador do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional (LABOR); e Naiana Rodrigues, do curso de Jornalismo e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da Universidade de São Paulo (USP).

O Universitária Especial teve a produção de Síria Mapurunga, Carolina Areal, Davi Holanda e Mateus Sales; coordenação de produção de Igor Vieira; e apresentação de Carolina Areal e Síria Mapurunga.

Universitária Especial - Dia do Trabalhador
Sexta-feira (1º de maio), às 11h