" />

11/10/19

Confira a programação especial de aniversário da RUFM

A Rádio Universitária FM foi fundada no dia 15 de outubro de 1981 (Foto: Divulgação)

A Rádio Universitária FM, emissora da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e da Universidade Federal do Ceará, completa 38 anos no ar no dia 15 de outubro. Fundada em 1981, a emissora segue sua missão educativa de divulgar ciência, cultura e informação à comunidade universitária. Para celebrar a trajetória de uma das emissoras públicas mais prestigiadas do Brasil, a equipe da Rádio Universitária FM preparou uma programação especial de aniversário para os ouvintes.

Na terça-feira (15), às 9h, o programa Era uma vez: a arte de contar histórias na Universitária FM traz a cordelista, poetisa, escritora e professora Djanira Feitosa. Além de abordar suas produções, Djanira conta três histórias presentes no seu livro, intitulado Minhas Histórias de Trancoso.

Às 11h30, o programa Rádio Debate apresenta um panorama histórico da emissora a partir de um debate com funcionários e ex-funcionários desses 38 anos de existência. Em seguida, às 12h30, estreia Terra do Som, série sobre a música cearense. Com oito episódios, a série terá a participação de artistas com longa trajetória na cena artística do Estado e com experiências musicais no Brasil e no mundo. O primeiro programa traz entrevista e apresentação musical com o cantor, compositor e produtor Fernando Catatau.

A programação comemorativa segue, às 13h, com o programa Pausa Musical Especial, trazendo uma seleção musical composta exclusivamente de artistas cearenses de todas as gerações que passaram pela emissora. Às 20h, o programa Brasil Novos Sons, em formato de ensaio musical, apresenta o disco de estreia do cantor pernambucano Almério, intitulado Desempena. Almério conquistou o prêmio Revelação da 29ª edição do Prêmio Música Brasileira.

Encerrando as comemorações, às 22h, o programa Música Erudita apresenta uma seleção de compositores cearenses. No repertório estão obras de Alberto Nepomuceno, Branca Bilhar, Paurillo Barroso e Liduíno Pitombeira. Além disso, esta edição especial trará uma entrevista com o pianista Aloysio de Alencar Pinto realizada em 1987 na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), pela ocasião de seus 70 anos de atividades na música.

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*