07/08/15

Confira a Programação do Final de Semana na Universitária FM

O Disco da Semana – 08/08, às 12h

O Programa Disco da Semana traz, neste sábado (8), uma resenha do álbum duplo Foi no Mês que vem do cantor, compositor e violonista gaúcho, Vitor Ramil.O Programa é o primeiro de uma série de três. Foi no mês que vem foi lançado pelo selo (Satolep), songbook com o resumo da obra de Vitor Ramil. Aos 53 anos e 35 anos de carreira, Vitor Ramil canta a milonga no coração da MPB e é raramente toca no rádio.

Interpretado por Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Gal Costa, Zizi Possi, Katia B, Adriana Maciel e de Cássia Eller, o uruguaio Jorge Drexler e os argentinos Mercedes Sosa e Pedro Aznar, o novo álbum contem 32 faixas, e livro com partituras de 62 composições de Vitor Ramil. A cara é de Nara Amélia.

A edição da gaúcha Belas Letras traz ensaio de Luís Augusto Fischer, professor de literatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sobre a jornada do cantautor e romancista de Pelotas, perfil biográfico assinado por Juarez Fonseca e artigo de Celso Loureiro Chaves. Vagner Cunha e Fabrício Gambogi cuidaram das partituras.

Para mais informações, acesse o link.

Frequência Beatles – 08/08, às 18h

The Beatles Capa do LP HelpO Frequência Beatles, deste sábado (8), traz Especial aos 50 anos de lançamento do álbum Help, que foi disponibilizado no mercado, originalmente no Reino Unido, no dia 6 de agosto de 1965. Help é o quinto álbum do grupo inglês The Beatles e teve lançamento simultâneo de um filme homônimo.

Lançado em agosto de 1965, no auge da beatlemania e das turnês do grupo, o álbum reflete algumas mudanças na música do quarteto. Help tem Lennon compondo ao estilo de Bob Dylan em "You've Got To Hide Your Love Away", a candidez de Harrison em "I Need You". Além do sucesso de "Ticket To Ride" e da música "Help" o álbum ainda têm uma preciosidade: a música "Yesterday", nada menos que a canção mais regravada na história da música.
O Frequência continua com os quadros do programa: Carreira solo, Beatles Cover, Beatles Bootlegs, Letras Comentadas e Conexão Beatles.

Sempre Aos Domingos – 09/08, das 7h às 8h30

Ataulfo Alves com seus músicos

No programa Sempre aos Domingos, uma pesquisa com as composições que se tornaram conhecidas no ano de 1959 por vários intérpretes da MPB é o terceiro programa da série com os sucessos deste ano. A série do ano de 1959 será divida em três programas. O terceiro, no domingo (9), traz a MPB do ano e seus criativos gêneros musicais como o samba e suas variadas vertentes, valsa, canção, bolero, marchas, rancho e carnavalesca, tango, guarânia e baião, entre outros.

No repertório do programa, grandes intérpretes da MPB como Agostinho dos Santos, Nora Ney, Francisco Carlos, Vera Lúcia, Ataulfo Alves, Paulo Tapajós, Sylvia Telles, Ismael Silva, Elizeth Cardoso, Jamelão, Carlos Nobre, Inezita Barroso, Jackson do Pandeiro, Nelson Gonçalves, Elza Laranjeira e Anísio Silva.

Brasileirinho – 09/08 – 10h às 12h

Marcelo Fortuna

Neste domingo, o Brasileirinho conta com participação ao vivo, do a exibição ao vivo fica por conta do Grupo Ciribáh Soares e o Samba do Grande Amor.O convidado especial é o violonista carioca, radicado em Portugal, e de passagem por Fortaleza, Marcelo Fortuna que tocará suas composições e chorinhos consagrados na MPB.

Os convidados são Ciribáh Soares, voz e violão, e O Brasileiro conta com o grupo Samba do Grande Amor cuja formação traz: Ribamar Freire no violão 7 cordas, Francisco de Medeiros no cavaquinho;Giltacio Santos no clarinete e flauta, Ecinho Ponce no pandeiro, Claudio Babau no surdo e Alberto Bacelar na percussão.

No repertório, clássicos choros e sambas de Paulinho da Viola, Chico Buarque, Gonzaguinha, João Nogueira, João Bosco, Cartola e Noel Rosa.
Memória 107 – 09/08 – 14h

Evaldo Gouveia

Neste domingo (9), o Memória 107 homenageia os 85 anos do cantor e compositor cearense de Iguatu, Evaldo Gouveia.

Evaldo Gouveia de Oliveira nasceu no dia 8 de agosto de 1930 na cidade de Iguatu, no interior do Ceará. No sábado (8), Evaldo Gouveia completou 85 anos.

No programa Memória 107, vamos apresentar um show com Evaldo Gouveia gravado ao vivo no Espaço Cultural do Colégio Maria Meridianeira, na Cidade Seresta de Conservatória, no Rio de Janeiro. Evaldo Gouveia canta e toca o seu violão, acompanhado de Ricardo Leão no piano e teclado e as participações especiais do violonista João Lyra, o percussionista Sidinho, o baixista Jamil Joanes e a cantora Liduina Lessa, todos, na música "Cama Vazia" de Evaldo Gouveia e Carlos Colla.

Além dela, os grandes sucessos de Evaldo Gouveia com o capixaba Jair Amorim da popularidade de "Alguém Me Disse", "Brigas", "Setntimental Demais", "Que Queres Tu de Mim", "O Trovador", "Ninguém Chora Por Mim", "Ave Maria dos Namorados", "Oferenda", "Somos Iguais", "A Partida", "O Conde", "Tudo de Mim" e "Bloco da Solidão".