11/04/20

Bione desponta com rap, slam e livro de poesia

Poucos meses depois de lançar sua mixtape de estreia "Sai da frente" (2019), a pernambucana Bione lança nova faixa nas plataformas digitais (Foto: Jezz Maia/Divulgação)

Neste domingo, dia 12 de abril, a partir das 18h, a poeta pernambucana Bione será a convidada do programa Zumbi – O Rap na Universitária FM. Ela vai contar sobre sua nova faixa “Quem é ela”, que acaba de chegar às plataformas digitais e sobre sua experiência com diversos modos de expressar sua poesia, que vão dos slams às batalhas de rima.

O lançamento acontece poucos meses depois que Bione divulgou sua mixtape de estreia, Sai da frente, em que dá o tom de sua aparição na cena do rap. Ela teve que abrir à força seu próprio espaço nas batalhas de freestyle (rimas de improviso), depois que enfrentou resistência à sua participação como mulher. Mas parece que nada pode deter a carreira de Bione, que não para de produzir, sempre rodeada de outras mulheres. É o caso da produtora independente Aqualtune Produções, que acompanha a rapper desde a época em que ela venceu o Slam das Minas PE.

Em 2018, com apenas 15 anos, Bione foi a São Paulo para representar o estado de Pernambuco no Slam BR – Campeonato Nacional de Poesia Falada. No ano passado, foi a vez de lançar Furtiva, seu primeiro livro, editado pela Castanha Mecânica, a cargo de Fred Caju. Depois, foi destaque em grandes festivais em Recife. No fim do ano, Bione apresentou as músicas de sua mixtape no festival No Ar Coquetel Molotov, que também escalou artistas do rap como Black Alien, Drik Barbosa e Luiz Lins. Já em fevereiro passado, ela fez show no Pré Amp, grande evento no Cais da Alfândega que contou com bandas como Nação Zumbi.

O novo som “Quem é ela” é tanto uma apresentação como também um aviso: é preciso conhecer essa jovem artista que vem despontando com todo o fôlego na cena do rap. A conversa com Bione será o segundo papo realizado pelo WhatsApp durante o período de quarentena no programa Zumbi, como alternativa para continuar trazendo novidades do hip hop enquanto os estúdios da rádio estão parados para ajudar a conter a pandemia.

Na seleção musical, a edição #03 de Quarentena do Zumbi traz vários lançamentos do rap, como o novo álbum de Diomedes Chinaski, que veio depois de um vídeo curta-metragem dirigido por Barbara Vida. Com treze faixas finalizadas pelo produtor Deryck Cabrera, CrocodiloBoy aborda temas como o êxodo nordestino e a xenofobia, refletindo também o processo de “cancelamento” pelo qual passou o rapper pernambucano, a partir do meio do ano passado.

O programa Zumbi - O Rap na Universitária FM vai ao ar no domingo, dia 12 de abril, das 18h às 20h, apresentado e produzido por Thaís Aragão.

Tags:, , , , , , , ,