22/11/19

Artista do trap, Doiston fala sobre novo EP, Foi Sal

O rapper Doiston em cena do videoclipe de "Deuses Negros", gravado em área de senzalas em Redenção e do qual Nego Gallo participa (Imagem: Artur Luz e Txai Nunes)

(Atualização: a transcrição da entrevista está disponível para leitura no blog do Zumbi.)

Neste domingo, 24 de novembro, o programa Zumbi – O Rap na Universitária FM transmitirá uma entrevista com Doiston, rapper de Fortaleza que vem se destacando no cenário do hip hop. O lançamento de seu novo EP, intitulado Foi Sal, está previsto para a próxima semana, nas plataformas digitais.

Doiston assume-se como trapper. Emergindo a partir do ano 2000 no contexto do hip hop no sul dos Estados Unidos, a sonoridade do trap vem ganhando cada vez mais espaço na música pop mundial. À Universitária FM, Doiston vai falar sobre o lugar desse gênero no rap nacional, especialmente no Nordeste.

O artista também adiantará detalhes sobre Foi sal, que traz cinco faixas inéditas — entre elas, uma com participação dos MCs Vilão e Jonas de Lima (que abandonou recentemente a alcunha de Côro Mc). Mais longo que um single e mais curto que um álbum, o EP (extended play) é um formato que vem sendo bastante usado no dinâmico cenário do rap nacional. O novo trabalho de Doiston chega à internet no dia 29 de novembro.

O rapper fortalezense também vai contar sobre como se iniciou no hip hop e sobre seus processos criativos. Este ano, Doiston vem divulgando váriossingles, como “Deuses Negros”, cujo clipe foi gravado em uma antiga fazenda escravagista em Redenção e que trouxe a participação de Nego Gallo, rapper de Fortaleza que integrou o grupo Costa a Costa e que lançou em 2019 o aclamado álbum Veterano. Outro destaque é “Rose”, rap produzido pelo paulista Dj Caíque, com distribuição pela Som Livre.

Ao longo da edição, os ouvintes também conferem outros lançamentos do gênero, como novas da rapper mineira nabru e do cearense El Arish, além de notícias sobre as movimentações em torno do Dia da Consciência Negra.

O programa Zumbi - O Rap na Universitária FM vai ao ar aos domingos, das 18h às 20h, com produção e apresentação de Thaís Aragão.

Tags:, , , , , ,