13/12/20

6lackout destaca-se nas redes com imagens da sua área

Selecionada pelo MASP, “A partir do meu sangue... arte” (à esquerda) é uma das obras que o artista do Riacho Doce, no Passaré, comentará no programa Zumbi, junto com “FEBEM”, à direita. (Imagens: Reprodução)

Em meio à pandemia, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) convidou o público a fazer desenhos a partir de obras do seu acervo. O autorretrato do fortalezense Helder Carlos, que assina como 6lackout, foi destacado pela curadoria do MASP entre trabalhos de 300 seguidores do museu, no Instagram. Acolhendo a proposta da instituição, eles enviaram suas versões para a pintura Cristo abençoador (1834), de Jean-Auguste Dominique Ingres.

“Parabéns aos ganhadores. Foi a melhor leva de 'desenhos em casa' que vi até agora. Adorei!”, comentou uma das seguidoras do MASP. O álbum recebeu milhares de curtidas, mas também despertou críticas. “E estão falando que isto é arte, que apenas estão mostrando um Deus de cor negra. Acaso Deus precisa disso?”, postou outra visitante.

Neste domingo, 13 de dezembro, Helder Carlos será o convidado do programa Zumbi – O Rap na Universitária FM. Com 19 anos de idade, ele falará de sua nova jornada pela artes visuais, a influência do rap nos seus processos criativos e a relação de seu trabalho com sua área (ele mora no Conjunto Riacho Doce, no bairro Passaré, em Fortaleza).

Além disso, o artista comentará duas obras: “A partir do meu sangue... arte”, que além também foi selecionada para exposição no Museu do Isolamento, e “F.E.B.E.M.”. Nesta criação de Helder Carlos, que também é estudante de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), a sigla FEBEM deixa de significar “Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor” e passa a ser as iniciais de “Fábrica Escravagista Bem Escondida do Mundo”.

Integrando a programação especial da Universitária FM para o Dia do Forró, o programa Zumbi deste domingo também traz matéria sobre o Forró de Favela. O bolsista de extensão Gustavo Castello conversou com artistas e DJs, para contar como essa onda romântica nos forrós das periferias da capital cearense passou a chamar atenção de um público mais amplo.

O programa Zumbi – O Rap na Universitária FM vai ao ar aos domingos, das 18h às 20h, e é produzido, editado e apresentado por Thaís Aragão. Confira os programas passados na plataforma Mixcloud.com/RadioUniversitariaFM e também no Blog do Zumbi.

Tags:, , , , ,