20/05/16

Fortaleza sedia segunda edição da Geek Expo

Geek Expo atrai público cearense apaixonado pela cultura nerd (Foto: Filipe Pereira)

Nos últimos dias 14 e 15 de maio, o Centro de Negócios do Sebrae em Fortaleza recebeu a segunda edição da Geek Expo, maior evento da cultura nerd e geek do Nordeste. Oficinas, desfiles de cosplayers, premiações e lançamentos de histórias em quadrinhos foram algumas das atividades que marcaram a edição deste ano. A Rádio Universitária FM acompanhou de perto tudo o que rolou por lá e traz com exclusividade os principais momentos.

Na Geek Expo, várias ações acontecem ao mesmo tempo nos quatro espaços do evento. O Palco Herói sedia os principais painéis do evento, como o concurso Cosplay. O espaço reservado para convenções de séries, filmes e quadrinhos é o Palco Sidekick. Mais de 30 ilustradores e quadrinistas independentes expõem trabalhos autorais na Artists' Alley. Já a Sala de Treinamento, é dedicada para as oficinas temáticas do evento.

Em um final de semana de intensa programação, 15 convidados especiais agitaram oficinas e sessões de autógrafos. Um dos destaques é o quadrinista cearense Talles Rodrigues. Autor da HQ Mayara e Annabelle, Talles lançou na Geek Expo seu novo zine, Os 7 hábitos dos assassinos altamente eficazes, realizado em parceria com os roteiristas Pablo Casado e Márcio Moreira. A obra, protagonizada por duas mulheres, pretende ser uma sátira dos livros de autoajuda.

Talles também é um dos homenageados deste ano com o II Prêmio Al Rio na categoria Revelação. O prêmio homenageia o quadrinista cearense Al Rio (1962-2012). Outros homenageados do prêmio Al Rio 2016 foram Daniel Brandão (fundador do estúdio de criação Daniel Brandão, quadrinista convidado da Marvel e DC Comics), Lu Cafaggi (ilustradora de "Laços" e "Lições", da Turma da Mônica) e Ed Benes (fundador do Studio Ed Benes, desenhista da Liga da Justiça, Superman, Capitão América e Homem de Ferro).

Dubladores também tiveram espaço garantido na Geek Expo. Márcio Seixas foi um dos convidados mais disputados pelos fãs no evento. O mineiro, responsável pela voz de super-heróis como Batman (A Série Animada, Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites), Sr. Incrível (Os Incríveis) e Spock (Star Trek), marcou a infância e a adolescência de muita gente. Confira um trecho da nossa conversa com o dublador de "Batman":

Orgulho Nerd
O Dia do Orgulho Nerd (ou Dia da Toalha) é celebrado anualmente em 25 de maio, sendo este considerado também o mês do Orgulho Nerd. A data foi escolhida em referência a premiére do primeiro filme da série Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança, ocorrida em 25 de maio de 1977. No entanto, fãs de outras sagas celebram na mesma data o Dia da Toalha (em homenagem a Douglas Adams, escritor britânico da série infantojuvenil O Guia do Mochileiro das Galáxias) e o Glorioso 25 de Maio (em homenagem ao inglês Terry Pratchett, autor da série de fantasia Discworld).

Em lembrança à data, o site da Universitária FM adotou o mês de maio para divulgar produções especiais com artistas e eventos do cenário nerd cearense. Na Seção Entrevista, batemos um papo com Pedro José, o PJ Brandão (confira aqui), como é mais conhecido, professor de roteiro da Escola Porto Iracema das Artes e integrante da Oficina de Quadrinhos da UFC; e também uma conversa sobre quadrinhos, política e feminismo com a artista Sirlanney Nogueira (ouça aqui), criadora da página Magra de Ruim.

Confira algumas imagens do evento: