08/04/16

Websérie documental Cartas Urbanas é lançada no cinema

Cidade Jardim
Foto: Divulgação

Estreia, neste sábado (9), a websérie documental Cartas Urbanas. Fruto de uma parceria entre a produtora Nigéria e Laboratório de Estudos da Habitação da Universidade Federal do Ceará (LEHAB-UFC), a produção acompanha a disputa pelo uso e ocupação dos espaços da cidade de Fortaleza, propondo uma análise crítica sobre as disparidades sociais. A exibição ocorre às 15h, seguida de um debate, no Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco.

Com duração total de 40 minutos, o projeto parte de cartas trocadas entre moradores e moradoras de diferentes territórios do município e procura questionar quem tem direito à cidade, denunciando irregularidades e a falta de serviços básicos. A série, dividida em capítulos, retrata inicialmente as comunidades dos Trilhos, Grande Bom Jardim e Serviluz, colhendo depoimentos de habitantes e militantes sociais, além de figuras do poder público e pesquisadores.

O documentário Cartas Urbanas integra o projeto Direito à Cidade: Fortaleza, ação desenvolvida pelo LEHAB, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC, que promove pesquisas e levanta questões sobre direito à cidade e moradia digna. Logo mais, a produção, desenvolvida em conjunto com o Nigéria, coletivo de comunicadores e videomakers, deve ser disponibilizada na Internet para que todos tenham acesso.

Para Yargo Gurjão, membro do Nigéria e um dos diretores da produção, ao lado de Bruno Xavier e Roger Pires, um dos objetivos da obra é trazer visibilidade à causa. "A importância [do documentário] é trazer esse debate ao público, às pessoas que não sabem que isso existe. Existe despejo, existe gentrificação. A cidade vive numa constante guerra em relação a quem pode morar em um canto e quem não pode", afirma. De acordo com o diretor, o ponto forte da websérie é retratar a visão das comunidades periféricas em embate com os interesses do poder público, fundamentando a narrativa não em "achismos", mas nos estudos do LEHAB.

Serão reservadas vagas para convidados na sessão, dentre eles os moradores das comunidades retratadas. As vagas restantes são abertas ao público interessado, sujeitas à lotação da sala. A programação é livre e gratuita.

Assista ao teaser da websérie aqui.

Serviço
Websérie documental Cartas Urbanas
Sábado (9) | 15h
Cinema do Dragão -­  Fundação Joaquim Nabuco (R. Dragão do Mar, 81 ­- Praia de Iracema)
Entrada gratuita
Informações: Cartas Urbanas - lançamento

Deixe uma resposta

*