09/05/16

Mostras de cinema tcheco e universo feminino na Vila das Artes

Foto: Anderson Damasceno

 

Durante o mês de maio, por meio da Escola Pública de Audiovisual (EAV), a Vila das Artes apresenta duas mostras no projeto Telas Abertas. Com patrocínio da Petrobras, o público pode conferir, a partir de hoje, as sessões da mostra Nova Vlná: Nouvelle Vague Tcheca, de 09/05 a 12/05, e da mostra Transcorrer pelo Desejo e Fantasia, nos dias 12/05 e de 16 a 18/05. A iniciativa, que integra as atividades do Cineclube Vila das Artes, tem início às 18h30 no auditório da Vila e é aberta ao pública.

A mostra Nova Vlná: Nouvelle Vague Tcheca exibe produções cinematográficas desse movimento de renovação e transgressão da sétima arte na Tchecoslováquia, quando o país estava sob o regime ditatorial de filiação soviética. Os cineastas da geração, como Věra Chytilová e Jaromil Jires, produziram obras de valor único, com enredos ousados, críticos e inovadores, inclusive em quesitos técnicos, como no uso de efeitos especiais. Após os eventos da Primavera de Praga, com o recrudescimento do regime, muitas produções foram proibidas pelo governo e só vieram a público na década de 90, após a derrocada do bloco comunista.

Sedmikrásky

Frame do longa "As Pequenas Margaridas"

Para ilustrar a diversidade da Nouvelle Vague Tcheca e levar ao público obras pouco comuns aos grandes circuitos, foram selecionados, com curadoria do estudante Yuri Peixoto, os longas "Valerie e sua semana de deslumbramentos" (1970), que abre a mostra hoje (09); "Final Feliz" (1967); "Órfãos, Pássaros e Tolos (1969)"; e "As Pequenas Margaridas" (1966), exibido, no dia 12/05, em parceria com a mostra Transcorrer pelo Desejo e Fantasia.

No segundo momento do projeto, a mostra Transcorrer pelo Desejo e Fantasia exibe filmes que lançam um novo olhar sob as diferentes problemáticas e resistências de personagens femininas em realidades que não lhes convém. A partir de elementos que permeiam o dito universo feminino, as produções trazem aos espectadores mulheres que se transformam, se movimento e entram em conflito com o mundo que as cerca, utilizando características que vão dos contos de fada, atravessam o surreal e até mesmo o terror e a tragédia.

Hausu

Cena da produção japonesa "Hausu"

Com curadoria de Suyane Albuquerque e Maria Helenita, a mostra selecionou o longa mexicano "Veneno para as fadas" (1984); a produção japonesa "Hausu" (1977); e o francês "As fugitivas" (1981), que encerra a programação do mês de maio. Após as sessões, os espectadores são convidados a participar de um debate com convidados acerca da obra assistida e da temática.

O projeto Tela Abertas, promovido pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, tem como objetivo selecionar curadores para a realização de mostras do Cineclube. A ideia é que o candidato apresente propostas curatoriais originais que promovam a reflexão sobre o que foi visto, enquanto a instituição oferece infraestrutura e suporte técnico. Em sua segunda edição, o projeto selecionou onze propostas de curadoria, dentre as quais a Nova Vlná: Nouvelle Vague Tcheca e a Transcorrer pelo Desejo e Fantasia.
Mostra Nova Vlná: Nouvelle Vague Tcheca

09/05 – Valerie e sua semana de deslumbramentos – (1970)
Sinopse: O filme acompanha a adolescência de Valerie, uma menina que mora com sua avó em uma preservada cidadezinha medieval. Numa celebração de carnaval da cidade, Valerie percebe o despertar de sua sexualidade. Ela se imagina uma jovem rica e poderosa, ao mesmo tempo em que sua avó se transforma numa vampira.
Direção: Jaromil Jires
Duração: 73 minutos
País de origem: Tchecoslováquia

10/05 – Final Feliz – (1967)
Sinopse: Uma comédia absurda sobre um assassinato e suas consequências contada ao contrário, filmada de trás para frente. A morte na verdade é o nascimento.
Direção: Oldrich Lipský
Duração: 71 minutos
País de origem: Tchecoslováquia

11/05 – Órfãos, Pássaros e Tolos – (1969)
Sinopse: Este selvagem trabalho de vanguarda retrata um mundo devastado pela guerra, incidindo sobre dois amigos que moram com um senhorio louco que deserdou a Igreja e acabam se envolvendo com uma linda jovem judia abandonada.
Direção: Juraj Jakubisko
Duração: 78 minutos
País de origem: Tchecoslováquia

12/05 – As Pequenas Margaridas – (1966)
Sinopse: Uma é loira e tem as pernas tortas ( "é a essência da minha personalidade"), a outra é morena e vive rindo de qualquer coisa. O mundo é delas. Anárquico e original, o filme demonstra toda a força do cinema tcheco da década de 60.
Direção: Vera Chytilová
Duração: 74 minutos
País de origem: Tchecoslováquia
*Exibição realizada em parceria com a mostra Transcorrer pelo Desejo e Fantasia
Mostra Transcorrer pelo Desejo e Fantasia

16/05 – Veneno para as fadas - (1984)
Sinopse: A solitária Verônica faz amizade com uma nova colega de classe, Flávia. Entre as duas surge uma estranha relação de poder e submissão, onde Verônica convence a nova amiga de que ela não é uma criança comum, mas sim uma poderosa bruxa. A farsa proposta por Verônica vai tomando rumos trágicos, afetando drasticamente a vida das duas crianças.
Direção: Carlos Enrique Taboada
Duração: 90 min
País de origem: México

17/05 – Hausu - (1977)
Sinopse: Gorgeous está excitada com a ideia de passar as férias de verão com o seu pai, até descobrir que a namorada dele iria junto. Então, ela decide ir a casa no campo de sua tia, levando consigo suas amigas de escola. Chegando à casa, eventos bizarros começam a ocorrer e as garotas começam a desaparecer uma a uma enquanto descobrem o segredo por trás de toda a aparente loucura.
Direção: Nobuhiko Ôbayashi
Duração: 88 min
País de origem: Japão

18/05 – As Fugitivas - (1981)
Sinopse: Duas garotas fogem de uma instituição psiquiátrica para jovens. Forçadas a se esconderem, elas mergulham no submundo das ruas, se envolvem com uma trupe de artistas itinerantes, com uma ladra, com a dona de uma boate decadente e por último com dois homens maduros e suas acompanhantes prostitutas. De personalidades diferentes as duas jovens acabam vítimas de suas próprias fantasias.
Direção: Jean Rollin
Duração: 97 min
País de origem: França

Serviço
Projeto Telas Abertas - Cineclube Vila das Artes
Auditório da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro)
Entrada franca

Mostra Nova Vlná: Nouvelle Vague Tcheca
9 a 12/05 | 18h30

Mostra Transcorrer pelo Desejo e Fantasia
12/05 e 16 a 18/05 | 18h30

Deixe uma resposta

*