20/06/16

VII Semana de Jornalismo da UFC tem início nesta terça (21)

Foto: Divulgação

A partir de amanhã (21) até quinta (23), é realizada a VII Semana de Jornalismo (Sejor) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Organizado pelo Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social (PETCom) em parceria com a Coordenação do Curso de Jornalismo, o evento deste ano traz o tema Experimentações e Possibilidades do Jornalismo Pós-Industrial, com programação gratuita no Centro de Humanidades II, no Campus do Benfica.

A temática desta edição é inspirada nas transformações causadas pela web na produção e no consumo de conteúdos e de que modo isso influencia a prática jornalística contemporânea. A atual configuração faz com que o público não seja apenas leitor, mas também espectador, ouvinte e, acima de tudo, participante. De acordo com a organização da Sejor, em um contexto de mudanças vertiginosas, uma certeza é de que o jornalismo ainda é essencial.

Veja a programação completa da VII Semana de Jornalismo da UFC

Para compor as atividades, o evento recebe professores, profissionais do mercado e pesquisadores da área. A abertura, realizada nesta terça (21) no Auditório Rachel de Queiroz, fica por conta da pesquisadora Roseli Figaro, com uma conferência sobre Transformações no Mundo do Trabalho do Jornalismo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), Roseli se destaca por seus estudos nas áreas de gestão de comunicação, trabalho e educação.

Entre os destaques da programação, por exemplo, está o premiado projeto Repórter de Rua, coletivo independente de reportagem fundado em Mossoró (RN) pelo jornalista e professor Esdras Marchezan. O foco do grupo, formado por jornalistas, produtores audiovisuais, fotógrafos, designers e estudantes universitários está em produzir matérias multimídia, com ênfase no jornalismo imersivo.

O evento, que conta com palestras e mesas redondas, é gratuito e aberto ao público. As inscrições são feitas no local e os participantes recebem certificação.

VII Semana de Jornalismo
21 de junho, às 16h | 22 e 23 de junho, a partir de 14h
Centro de Humanidades II (Av. da Universidade, 2683 - Benfica)
Informações: VII Semana de Jornalismo