07/10/15

V Seminário COSMOS tem início hoje (7)

Foto:  Carl Gustav Jung

O V Seminário COSMOS - A Psicologia Junguiana: Caminhos e Práticas ocorre nos dias 7,8 e 9 de Outubro no auditório Raquel de Queiroz do Centro de Humanidades II. Este ano, o Seminário, promovido pelo Centro de Orientação Sobre a Morte e o Ser do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, aborda a Psicologia Analítica.

A Psicologia Analítica, teoria fundada por Carl Gustav Jung, representa um marco para Psicologia. O Seminário aborda os caminhos e as práticas da Psicologia Jungiana através do método, a análise, a clínica, o hospital, o feminino, a infância, a sincronicidade e a astrologia.

Profissionais, estudantes e simpatizantes de Psicologia podem participar. As inscrições online estão encerradas, mas as inscrições remanescentes serão preenchidas presencialmente hoje (7), o primeiro dia do seminário. O custo é de 20 reais para estudantes e 30 reais para profissionais.

7 de Outubro
14:00 - Abertura/ Palestra: "Aspectos pragmáticos do método comparativo".
Palestrante: Me. Heráclito Pinheiro Aragão.

16:00 - Palestra: "Ondas de sentimento no oceano: a solidão em análise".
Palestrante: Me. Filipe de Menezes Jesuíno.

8 de Outubro
14:00 - Palestra: "Alice e os gatos - um olhar junguiano sobre o feminino na infância".
Palestrante: Neila Régia Vieira de Mesquita.

16:00 - Palestra: Psicologia Analítica e Hospitalar
Palestrantes: Ma. Sabrina Leite Cardoso dos Santos Jesuíno e Rebecca Holanda Arrais

17:45 - Coffe Break

18:15 - Palestra: "Questões sobre a psique do analista".
Palestrante: Dra. Selene Regina Mazza.

9 de Outubro
14:00 - Palestra: "O papel da psicose na gênese da Psicologia Analítica".
Palestrante: Me. Nistai Almeida do Nascimento.

16:00 - Mesa: "O desenvolvimento do conceito de sincronicidade em C.G. Jung" - Palestrante: Ricardo Nogueira Ribeiro e "Psicologia Analítica na prática da leitura do mapa astrológico" - Palestrante: Ma. Roxane Mangueira Sales

V Seminário COSMOS - A Psicologia Junguiana: Caminhos e Práticas
7, 8 e 9 de Outubro
Auditório Rachel de Queiroz - Bloco de Psicologia - UFC. (Avenida da Universidade, 2762)