Projeto na UFC realiza a digitalização da gruta de Ubajara, em uma iniciativa do Instituto de Arquitetura Urbanismo e Design da universidade, como parte do programa cientista chefe da cultura.
Localizada no município de Ubajara na serra da Ibiapaba, a gruta tem 1.120 metros de extensão já mapeados dos quais 450 metros estão abertos à visitação com desnível de 35 metros de profundidade.
O professor Isequiel Mesquita, coordenador do projeto, destaca que a importância da iniciativa é pela documentação digital que é uma documentação científica de alta precisão; e vai permitir o de pesquisas a compreensão do processo de formação e estudos inclusive .
A digitalização é realizada no trajeto principal da gruta que tem cerca de três quilômetros de percurso com duração de aproximadamente 40 minutos são utilizados equipamentos de última geração como scanner a laser de alta resolução, drones e câmeras térmicas.
A finalidade é desenvolver um passeio virtual tanto para telas quanto para imersão em 3D com o uso de óculos específicos.
A Gruta de Ubajara é um dos mais importantes equipamentos do Brasil. Patrimônio Natural e uma das cavernas turísticas mais visitadas do Brasil.
No passeio, o visitante conhece sobre a formação da gruta, história local e lendas dos povos que habitaram a região como Tabajaras.
Confira a reportagem de Fernando Joselito: