11/04/17

UFC realiza I Semana dos Povos Indígenas

Em março de 2016, professores indígenas lançaram 19 livros em evento na UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)

A partir da próxima segunda-feira (17), será realizada na Universidade Federal do Ceará (UFC) a I Semana dos Povos Indígenas. O evento ocorrerá até quinta-feira (20) e conta com realização de diversos núcleos e laboratórios das Faculdades de Direito, de Educação e do Departamento de Ciências Sociais da UFC. As inscrições podem ser feitas até domingo (16) através do e-mail semanaufc@gmail.com, onde os interessados devem enviar seus nomes completos e o da instituição onde estudam.

O evento terá programação intensa durante quatro dias, unindo eixos culturais, políticos e sociais acerca das discussões indígenas do Ceará e Brasil. Os temas se concentram principalmente no contexto histórico desses povos e a ligação das universidades e de outras instituições com esta comunidade. Os assuntos serão tratados através de mesas redondas, apresentações e cines debates. Você pode conferir a programação completa aqui.

De acordo com o coordenador do evento, o professor da UFC Babi Fonteles, a ideia da Semana dos Povos Indígenas é nova, “mas os motivos são antigos”. Segundo o professor, as raízes do evento remontam a um histórico de apagamentos e reconhecimentos da comunidade indígena ao longo dos anos. Ele cita o Festival Nacional de Folclore, evento realizado na UFC em 1965, onde os Tremembé de Almofala (CE) conseguiram o primeiro lugar da competição com uma apresentação de torém, dança tradicional desta comunidade. Desde então, o movimento indígena no Ceará têm ganhado força em contrapartida com as perdas sociais que vivenciou durante anos.

Para o professor Babi Fonteles, o principal intuito do evento é abrir espaços na universidade e em outros locais que permitam o protagonismo dos povos indígenas. Esta conexão entre o âmbito acadêmico e a comunidade indígena é também um dos temas que será abordado dentro da programação. O coordenador do evento ressalta que a união entre faculdades diferentes na realização do evento é importante para permitir que “diferentes tipos de sujeitos possam intervir na causa indígena”.

Recentemente, a pauta a respeito das terras dos povos indígenas voltou a ser discutida na mídia quando um deputado brasileiro declarou que, caso seja eleito para a presidência do país, irá acabar com as demarcações dos terrenos desta comunidade. Sobre isso, o professor Babi Fonteles afirma que “os direitos dos índios são muito mais amplos do que está no subsolo” e reitera que é necessário que a cultura indígena seja preservada. “Os povos indígenas são povos próprios, com projetos políticos e societários e sua cultura é legítima”, ele declara.

I Semana dos Povos Indígenas
De 17 a 20 de abril
Locais: Auditório da Faculdade de Educação (Rua Marechal Dedoro, 750, Benfica); Auditório do Departamento de Ciências Sociais (Avenida da Universidade, 2995, Benfica); e Anfiteatro da Faculdade de Direito (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro)
Inscrições abertas ao público