16/03/23

UFC realiza encontro com objetivo de buscar saídas para a crise climática

A Conferência Eco-92 ou Rio-92 foi a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro no ano de 1992 (Foto: Banco de Imagens/GS)

Ouça "UFC realiza encontro para buscar saídas para a crise climática" no Spreaker.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza, de 17 a 19 de março, o I Encontro Cúpula dos Povos – Região Nordeste: ecologia, cultura e educação pelo clima. Os encontros regionais visam articular e capacitar a sociedade civil e, em especial, os povos e comunidades tradicionais, buscando saídas para a crise climática.

O primeiro encontro, em novembro de 2022, ocorreu no Rio de Janeiro. Na Cúpula dos Povos Rio+30, foi realizado um amplo debate no qual foi apontada a necessidade da construção de uma agenda ambiental para os povos de matriz africana, de acordo com a diversidade cultural e biológica do Brasil.

A professora Lara Capelo, da Faculdade de Direito da UFC e coordenadora da Pró-reitoria de Extensão, dá detalhes sobre os objetivos do encontro que acontece a partir desta sexta-feira:

"Discutir, construir uma agenda climática a partir da contribuição desse movimento que é feito pelos povos originários, que são pessoas de matriz africana, indígenas, que há muito tempo reivindicam um espaço de fala, de voz nas políticas públicas que são desenvolvidas para a proteção do meio ambiente. Essas populações têm um histórico, desde a ECO-92, de discutirem e trazerem propostas tanto para as entidades públicas de governo como para as instituições de ensino superior, de pesquisa científica, como é o caso da Universidade Federal."

A cultura como quarto pilar da educação e a crise energética são temáticas que estarão em foco durante o encontro, segundo destaca a professora Lara Capelo:

"Duas temáticas que são muito importantes, que é a cultura como quarto pilar da educação e a crise energética. O que eles [povos originários] defendem, que vai ser objeto do dia 17, é que a educação não pode ter só como pilar o ensino, a pesquisa e a extensão, mas também a cultura. E a cultura, principalmente, dessas populações originárias, o que eles, que tem uma vida totalmente ligada à proteção do meio ambiente, podem contribuir para a construção de uma agenda climática".

Todos os detalhes sobre a programação do I Encontro Cúpula dos Povos – Região Nordeste podem ser conferidos no Instagram da Rede Afro ambiental.

Reportagem de Márcia Vieira

Tags:, , , , , , , ,